Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CRIADORES DE ALAGOAS ESTÃO PERDENDO OS ANIMAIS POR CAUSA DA SECA NO NORDESTE.

Falta de chuva tem prejudicado a plantação e deixado os pastos vazios.
Muitas famílias estão sobrevivendo com ajuda do Bolsa Estiagem.


Em Monteirópolis, o pasto está acabando e alguns animais não resistem ao calor e à falta d´água e de comida. Manoel Amorim já perdeu quase a metade do rebanho de 10 cabeças. A produção de leite também caiu.
Sem dinheiro para comprar ração para os bezerros de criação, Lucileide Santos não sabe quanto tempo eles vão aguentar em pé.
Para não deixar os bichos morrerem de sede, Paulo Domingos foi pegar água em um barreiro que está secando.
Em uma propriedade na zona rural de Pariconha, no sertão de Alagoas, o gado encontra mais areia do que pasto, consequência da estiagem que já dura quase seis meses.
As lavouras de milho não resistiram ao forte calor. Maria do Carmo ainda conseguiu colher 10% do feijão que plantou. Água, ela só tem graças aos carros-pipa.
Mais de 400 famílias de Pariconha estão inscritas no Bolsa Estiagem, benefício que paga R$ 80 durante cinco meses para quem perdeu as lavouras em consequência da seca.
Um casal de agricultores ainda não foi cadastrado no programa e sem renda fixa, Maria Aparecida e José Alexandre enfrentam dificuldades para comprar comida. A dispensa deles está vazia.
  fonte:globo rural/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: