Powered By Blogger

domingo, 15 de abril de 2012

TITANIC: TRAGÉDIA COMPLETA 100 ANOS.



Em 15 de abril de 1912, o Titanic naufragava após se chocar contra um iceberg
Do imponente e luxuoso Titanic restam apenas destroços e histórias que jamais foram esclarecidas. O centenário de uma das maiores tragédias marítimas não traz respostas sobre o acidente daquele abril de 1912, mas incita ainda mais a imaginação popular a respeito do naufrágio.


Afinal, a tragédia que causou furor no início do século 20 foi revisitada várias vezes pela televisão e cinema, tendo o auge em 1997, com o sucesso cinematográfico "Titanic", de James Cameron. 

O drama das 2.223 pessoas que estavam a bordo do transatlântico teve como pano de fundo a história de amor do casal Jack e Rose, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

O filme levou milhares de expectadores aos cinemas de todo mundo tornando ainda mais instigante a história do naufrágio do Titanic, o maior navio de passageiros construído até seu lançamento em 1912.


Lia Mendes/Band

"Inafundável"

A grandiosidade do Titanic surgiu da disputa de mercado das empresas White Star Line com a Cunard Line, rival no setor e dona dos navios Lusitânia e Mauritânia, os maiores transatlânticos em operação na década de 1910.

O desafio da White Star Line era construir uma embarcação imponente, capaz de competir com as concorrentes. E a missão foi cumprida: após três anos de trabalho em um estaleiro na Irlanda do Norte ficava pronto o Titanic.

O transatlântico era equipado com elevadores elétricos, piscina, ginásio, sala de ginástica, quadra de squash e até cabeleireiros. A decoração não poupou luxos, com móveis caros e painés de madeira esculpidos.

Mas a marca registrada do Titanic não foi o requinte das suas instalações. A fama de "inafundável" foi disseminada pela White Star Line, que fazia disso um atrativo para os futuros passageiros.

Porém, há exatos cem anos, o que era para ser uma embarcação segura tornou-se uma tragédia com 1.517 mortos.

Naufrágio

A viagem inaugural do Titanic tinha como destino Nova York, nos Estados Unidos. o transatlântico zarpou de Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912. Outras duas paradas ainda foram feitas: uma na França e outra na Irlanda.

Na noite do naufrágio, segundo relatos da época, o oceano estava calmo e fazia muito frio. O capitão do Titanic teria recebido informações sobre um grande número de icebergs na rota até Nova York e por isso modificou o curso previsto.

Às 23h40, dois funcionários que estavam posicionados no mastro do navio avistaram um iceberg. Após 47 segundos o bloco de gelo rasgara o casco do transatlântico provocando a tragédia.

Resgate

Por 2h40, passageiros e tripulantes lutaram pela sobrevivência, mas apenas 31,8% conseguiram sair com vida do incidente. Para o resgate, havia 20 botes, número insuficiente, considerando a quantidade de pessoas a bordo. 

Enquanto o transatlântico afundava, os sobreviventes aguardavam ajuda incerta, já que apenas um barco respondeu ao chamado do Titanic e foi ao local resgatar as vítimas.

História

Por 73 anos a localização dos destroços do Titanic se manteve um mistério. Uma expedição liderada pelo pesquisador Robert Ballard localizou o que sobrou da embarcação a aproximadamente quatro quilômetros de profundidade nas proximidades dos Grandes Bancos de Newfoundland, no Oceano Atlântico.

Desde a descoberta, mais de 6 mil peças do navio já foram retiradas, incluindo loças, itens de vestuário e partes do embarcação.


Transatlânticos

Se a grandiosidade do Titanic impressionava em 2012, cem anos depois o mercado de transatlânticos continua em expansão e aposta em navios suntuosos. O maior deles em atividade, tem capacidade para 5,4 mil passageiros e tem mais de 225 mil toneladas, proporções muito maiores do que as do Titanic.
 fonte bandnotícias/camocim belo mar blog

FALTA DE CHUVA PREOCUPA PRODUTORES DE FEIJÃO EM CANINDÉ, NO CEARÁ.



Agricultores estão vivendo o fenômeno conhecido como "veranico".
A produção está atrasada e corre o risco de ser perdida.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Os agricultores do município de Canindé, no sertão cearense, a 120 km de Fortaleza, estão preocupados com as poucas chuvas neste ano nos principais meses da quadra chuvosa no estado, março e abril. A colheita foi retardada e o preço do feijão subiu.
O que os agricultores estão vivendo é o fenômeno conhecido como "veranico", que corresponde a estiagem e altas temperaturas em plena estação chuvosa. "Em termos de produção agrícula, o quadro é preocupante sim", afirma Eduardo Matins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.
Na colheita do ano passado, Antônio da Costa juntou mais de 300 litros de feijão, que deu para sustentar a família inteira por um ano. Agora, se continuar sem chuva, vai ficar difícil garantir o feijão na mesa. A esposa, Francisca, aproveita o que resta da safra passada para fazer o almoço e conta que não quer nem pensar como vai ser quando o estoque acabar.fonte G1,TVM/camocim belo mar blog

CEARENSE PODE VISITAR NAVIO SIMILAR À CARAVELA DE PEDRO ALVARES CABRAL.



Embarcação foi construída na comemoração de 500 anos de descobrimento.
Navio-veleiro está aberto a visitação no Porto do Mucuripe neste domingo (15).

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
1 comentário
A embarcação “cisne branco”, que vai representar o Brasil no encontro de "grandes veleiros", pode ser visitada neste fim de semana no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. O horário de visitação neste domingo (15) vai de 14h às 18h. Os convidados serão recebidos com música.
A embarcação foi construída por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. É similar às caravelas que cruzaram o oceano atlântico sob o comando de Pedro Álvares Cabral, veleiro único na marinha brasileira.
O navio veleiro cisne branco ancorou no Porto do Mucuripe na manhã deste sábado (14). A parada em Fortaleza faz parte de uma viagem para representar o Brasil em um encontro de grandes veleiros nos Estados Unidos.
Quem se interessar pode conhecer de perto a embarcação de 76 metros de comprimento, 32 velas e capacidade para atingir velocidade de até 17 nós ou 32 quilômetros por hora. O cisne branco é usado para missões diplomáticas e para o treinamento de novos marinheiros, segundo o capitão Vinicius Lancetta..
No interior do navio: luxo e conforto do lobby à casa d'armas, local onde tradicionalmente eram guardadas as armas e hoje é lugar para as refeições. Também há mais de 20 camarotes e uma minibiblioteca.fonte G1 CE/camocim belo mar blog

ESTADO DE SAÚDE DE SARNEY É ESTÁVEL, DIZ MÉDICO.



Repórter da Agência Brasil 
São Paulo - O estado de saúde do presidente do Senado, José Sarney, é estável e ele está bem disposto e se alimentando normalmente, de acordo com o cardiologista  Roberto Kalil Filho, que o acompanha após a realização de um cateterismo e de uma angioplastia para colocação de stents (pequenos tubos para manter a dilatação das artérias), na madrugada de hoje (15), no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. 
Sarney chegou ao hospital no final da tarde de ontem (14), após sentir fortes dores no peito. A médica que trata do senador em Brasília entrou em contato com Kalil, que recomendeu a antecipação de exames já previstos para quinta-feira (19). "Como ele estava sentindo sintomas que nunca havia sentido, recomendei que viesse imediatamente para o hospital."
Kalil explicou que os exames preliminares (ecocardiograma, eletrocardiograma, além de dosagem das enzimas cardíacas) apresentaram alterações que sugeriam uma obstrução em uma das principais artérias do coração (artéria descendente anterior). 
"O cateterismo estava marcado para a manhã de hoje, mas ele sentiu fortes dores no peito e optamos por antecipar o procedimento. Havia um risco de enfarto, mas a prevenção foi importante. Ele teve um sintoma estranho e logo procurou um médico. Isso foi essencial. O resultado da cirurgia foi muito bom."
De acordo com Kalil, Sarney permanece na unidade de terapia intensiva (UTI) até amanhã (16), quando deve ser transferido para uma unidade semi-intensiva após avaliação. O senador fica internado por pelo menos uma semana, e a recomendação é que descanse depois por mais uma semana para retornar às atividades.
Ediçâo: Andréa Quintiere/camocim belo mar blog