Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

HOSPITAIS FILANTRÓPICOS ESTÃO FUNCIONANDO PRECARIAMENTE NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ.

REGIÃO NORTE

Projetada para atender a uma população de 500 mil habitantes, a Santa Casa de Sobral atende mais de 1,6 mi

Image-0-Artigo-1760826-1
A grande demanda e falta de verbas são problemas constantes
FOTO: JÉSSYCA MARQUES
Image-1-Artigo-1760826-1
Um dos principais problemas enfrentados pelas instituições filantrópicas não só de Sobral mas de todo o Estado, é o repasse de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), que não atualiza sua tabela de pagamentos há sete anos
FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO
Sobral. Os hospitais filantrópicos passam por dificuldades neste município. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral atende três vezes a sua capacidade, e o Hospital Doutor Estevam Ponte anunciou que há risco de encerrar as atividades no fim deste ano e funciona com atendimento e quadro de funcionários reduzido. A defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal agravante apontado pelos administradores.
Quem passa pelo tradicional Hospital Doutor Estevam já encontra uma das entradas fechada com cadeado e o atendimento sendo feito com quadro reduzido. Ao ligar para aquela unidade hospitalar, a informação repassada é que o número de atendimentos também diminuiu.
Desde 2013, o vereador Estevam Ponte, um dos proprietários do Hospital Doutor Estevam, alerta o público sobre as dificuldades que a instituição vem passando. A situação financeira se encontra no limite, segundo o vereador, pois a tabela de repasse do SUS não é atualizada há sete anos.
Em coletiva na Câmara dos Vereadores, após uma sessão em novembro, Estevam Ponte afirmou que graças à compreensão da equipe médica, o hospital se encontra funcionando, mas que as grandes despesas e dívidas de impostos atrasados acarretarão na não renovação do convênio com a Prefeitura de Sobral, que se vence neste mês. Os convênios com a municipalidade só podem ser firmados caso as empresas apresentem impostos em dia ou negociados.
Na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a situação é um pouco melhor, apesar de preocupante. Planejada para atender a uma população de até 500 mil habitantes, hoje atende a mais de 1,6 milhões de pessoas, população de toda a Zona Norte, além de receber pacientes de outras regiões, como Crateús. A taxa de ocupação mensal é de 100%. Em casos especiais, como a maternidade, essa taxa pode chegar até a dobrar

FUNCIONÁRIO DA TAM QUE RECEBEU VOZ DE PRISÃO DE JUIZ DIZ QUE FOI HUMILHADO.


DOIS LADOS
Folhapress | 

Em comunicado o juiz Marcelo Testa Baldochi alegou que deu voz de prisão aos funcionários por estar exigindo seus direitos

tam
Juiz deu ordem de prisão a funcionários da TAM ao tentar entrar em voo após encerramento do embarque
DIVULGAÇÃO
Os funcionários do check-in da companhia aérea TAM que receberam voz de prisão na semana passada de um juiz no aeroporto Imperatriz (a 665 km de São Luís) falaram pela primeira sobre o caso para programa"Fantástico", da TV Globo.
Imagens do circuito interno de segurança do aeroporto, obtidas pelo programa, mostram a chegada do juiz  Marcelo Testa Baldochi no balcão da companhia aérea, às 20h37. Os funcionários dizem que o check-in do voo a Ribeirão Preto (SP) havia sido encerrado quatro minutos antes.
Ao ter o acesso negado à aeronave, o juiz deu voz de prisão aos funcionários da empresa e chamou a Polícia Militar. Os trabalhadores da TAM foram encaminhados para uma unidade da Polícia Civil no centro de Imperatriz.

O ESTADO DO CEARÁ TEM A TERCEIRA MAIOR FROTA DE MOTOS DO PAÍS.

NO PAÍS

O grande número de motocicletas no Estado é atribuído ao preço e à facilidade de deslocamento

Image-0-Artigo-1760831-1
Os veículos desse tipo, no Estado, saltaram de 560 mil unidades, em setembro de 2009, para 1,11 milhão em setembro de 2014
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Impulsionada pelo aumento da renda da população, pelas facilidades no processo de compra e pelo desejo de se trafegar com mais rapidez em uma cidade onde os congestionamentos são constantes, a frota de motocicletas do Ceará praticamente dobrou entre 2009 e 2014, sendo hoje a terceira maior do País.
Conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os veículos desse tipo, no Estado, saltaram de 560 mil unidades, em setembro de 2009, para 1,11 milhão em setembro de 2014, representando aumento de 98%.
No mesmo intervalo de tempo, a quantidade de motocicletas em todo o País cresceu em ritmo menor, avançando 57,2%. Como resultado, a participação do Ceará no total deste tipo de veículo no Brasil também subiu nesse período, passando de 4,6%, em 2009, para 5,85% em 2014.
Embora seja o Estado com a terceira maior população no Nordeste - ficando atrás da Bahia e de Pernambuco -, o Ceará tem a maior frota de motocicletas da Região. Segundo levantamentos do Denatran, a quantidade de motos do Ceará corresponde a 69,8% do total registrado em toda região Norte e a 62,4% das unidades do Centro-Oeste.
A proporção entre motos e habitantes, no Estado do Ceará, é de um veículo para 7,9 pessoas. Já a média nacional é de uma moto para 10,57 habitantes. As duas maiores frotas do Brasil estão localizadas em São Paulo e Minas Gerais.

DESCOBERTO ANTICORPO CAPAZ DE NEUTRALIZAR QUATRO TIPOS DE VÍRUS DA DENGUE.

 por  | 

Foto: Wikimedia
Doença é transmitida pela picada do mosquito do gênero “Aedes” e infecta 400 milhões de pessoas por ano Foto: Wikimedia Commons
Cientistas do Imperial College London descobriram uma nova classe de anticorpos capazes de neutralizar as quatro formas do vírus da dengue, conforme publicou nesta segunda-feira (15) a revista britânica “Nature Immunology”.
Este novo tipo de anticorpo descoberto em humanos, que também neutraliza o estado inicial do vírus presente nos mosquitos, poderia orientar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos efetivos para combater a doença.
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito do gênero “aedes” e infecta 400 milhões de pessoas por ano, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.
Quatro tipos
Um dos principais problemas que o vírus apresenta é que existem quatro tipos de dengue e ter tido um deles não imuniza a pessoa dos demais.
No relatório, a equipe de pesquisadores assinalou que a expansão geográfica da dengue tem aumentado, já que foi registrado um maior número de casos na América Latina e na Austrália, e poderia se estender ao sul da Europa.
O diretor da pesquisa, Gavin Screaton, disse em uma teleconferência com a imprensa que seu grupo já leva mais de dez anos estudando do vírus. Ele destacou que não acredita que a dengue possa ser controlada até que se desenvolva uma vacina.

ESTUDANTE SÃO DENUNCIADOS POR FRAUDE NO ENEM DE 2014.

MPF/CE
fonte:dn

Os estudantes são acusados de armar esquema para receberem o gabarito no segundo dia de aplicação da prova do Enem, em novembro deste ano.

Estudantes são denunciados por fraude no Enem
De acordo com o MPF/CE, os denunciados são da cidade de Porteiras (CE) e contrataram um homem que os repassou as informações via celular
AGÊNCIA BRASIL
Dois estudantes foram denunciados pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), na tarde desta segunda-feira (15), pelo crime de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação penal é assinada pelo procurador da República Celso Costa Lima Verde, do MPF no Juazeiro do Norte. Os estudantes são acusados de armar esquema para receberem o gabarito no segundo dia de aplicação da prova do Enem, em novembro deste ano.
De acordo com o MPF/CE, os denunciados Bianca Miranda Matias e Valbert Souza Gomes, da cidade de Porteiras (CE), contrataram um homem, que os repassou as informações via celular. Em depoimento, um dos acusados relatou ter procurado esse homem na cidade de João Pessoa (PB), tendo cobrado para a fraude, o valor de R$ 15 mil.
Ainda conforme o Ministério, para viabilizar o esquema, o estudante se inscreveu no Enem como sabatista e alegou ter problemas de visão, comprovando o problema com um atestado médico assinado por Miguem E. Duran Navarro.

ROMEU ALDIGUERI , POSTA FOTOS DA DECORAÇÃO NATALINA DE GRANJA-CE.

E o que postar sobre a decoração de Camocim? 

Fotos extraída do Facebook do prefeito Romeu
Sem entrar no mérito da administração de Granja, se é boa ou ruim, se o povo gosta ou não, mas destacamos que o prefeito Romeu Aldigueri postou em seu Facebook fotos da decoração natalina da cidade. Percebe-se que praças, avenidas, prédios históricos receberam a ornamentação que ele chama de 'natal de luz'. 

O fato é que a decoração chama a atenção de quem passa na cidade. Além disso, o espetáculo teatral "Auto de Natal" que, pelos comentários, reuniu ao ar livre uma grande plateia que se emocionou com a encenação bíblica que relata o nascimento do filho de Deus. 

E O COMÉRCIO DE CAMOCIM-CE, NESTE FINAL DE ANO?


Eita sofrência !

Não é novidade que boa parte da economia local é alimentada pelos empregos da prefeitura, que apesar de ser algo positivo, tem também sua linha de negatividade, da qual não vamos nos deter em comentar neste post. Ocorre que nos últimos anos, com o também questionado pagamento dos servidores públicos municipais, sendo realizado sem atraso (em dia)  e a liberação de 3 (três) ou mais generosos abonos para os professores durante o ano, principalmente em períodos festivos, marca inaugurada na gestão Vaulino, o comércio de Camocim experimentou  bons momentos com farta movimentação financeira. Era visível a eferverscência de pessoas no centro comercial de Camocim, indo e vindo das compras de final de ano. Tempos inesquecíveis. 

Com a gestão da prefeita Monica Aguiar a fartura acabou nitidamente. É tanto que, no passado, a prefeitura, com algumas parcerias, tentou animar o comércio com um projeto em que alguns estabelecimentos deram descontos de 40% e até 50% em seus produtos.  Mesmo assim, o evento foi um fiasco (no dia,  pra piorar, a tubulação do saneamento básico estourou e foi uma catinga de merda horrível, justamente na hora em que a prefeita visitava o Centro com sua equipe).

APENAS PEQUENO TRECHO DE JOSÉ DE ALENCAR EM CAMOCIM-CE, NO CENTRO, FOI LAMBUZADO COM ASFALTO "VAGABUNDO"

Quem viu, há duas semanas, as máquinas trabalhando no centro da cidade de Camocim deve ter imaginado que todas as ruas do Centro Comercial iriam receber uma nova camada de asfalto e que outras iriam ser premiadas com asfaltamento. Pois bem, quem pensou assim errou, pelo menos de início. "Nem mel nem cabaça". Apenas um pequeno (pequeno mesmo) trecho da Rua José de Alencar, das proximidades da Beira Mar aos Correios,  recebeu o produto "vagabundo" e daquele jeito (fraco, pior que caldo de bila). As máquinas já "caparam o gato", sumiram sabe-se lá pra onde. Nem sinal.

A impressão é que o trabalho está sendo feito a prestação. E pior ainda é que a população não sabe o nome da empresa e muito menos o valor que  está sendo pago por esta "porcaria".

Outro dia o vereador Juliano Cruz cobrou na Câmara a relação das ruas a serem asfaltadas e os vereadores da prefeita fizeram um "zuada" pra cima do Juliano. Mas  até hoje esta relação não saiu. E se saiu não foi divulgada como deveria.  

Atenção vereadores! Vamos cobrar também o nome da empresa, a licitação e o valor deste serviço de quinta categoria. Fonte:RC/CBM

EM CAMOCIM-CE: POLÍCIA MILITAR APREENDE MOTOCICLETA ATRAVÉS DE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO.


Durante o início da tarde de domingo, 14, quando realizavam saturações pela Rua Manoel Pinheiro de Carvalho, no bairro Nossa Sra. de Fátima, os pm’s da FTM abordaram um motocicleta em atitudes suspeitas. Foi realizada uma revista no condutor Manoel Domingos e com ele nada foi encontrado, contudo, quando consultado junto aos Ciops a situação da motocicleta (Honda CBX 200 HVR 4177, cor verde, ano 1998), os militares descobriram que havia um mandado de busca e apreensão contra o veículo expedido pela justiça.
Diante dos fatos o condutor juntamente com a motocicleta foram levados para a DPC de Camocim onde foram tomadas as providências cabíveis.

'IMPÉRIO': COMENDADOR ASSUSTA CORA AO SURGIR VESTIDO DE BRANCO NO RÉVEILLON.

Esta será a única vez em que José Alfredo, que é conhecido como 'Homem de Preto', surgirá em cores claras

REGINA RITO
Comendador vai surpreender a todos ao aparecer vestido de branco
Foto:  Fotomontagem





























Rio - Conhecido como o ‘ Homem de Preto’, José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero) surpreenderá os telespectadores da novela ‘Império’, e, principalmente, Cora (Marjorie Estiano), quando, na noite de Réveillon, aparecer como na foto, todo vestido de branco.
“Mas esta será a única vez na novela em que o Comendador usará a cor. Ele sai do bar de Manoel (Jackson Antunes), em Santa Teresa — lá, arrumaram um quarto para ele ficar escondido, desde que voltou do garimpo em Minas Gerais — e Cora, que estava passando por ali, o vê. José Alfredo vai até ela e diz que não é ele, mas só uma aparição. Nisso, Manoel solta umas bombinhas atrás dela, que se assusta e vira. Quando volta a olhar para José Alfredo, ele já desapareceu. Mesmo assim, Cora irá procurar Maria Marta (Lilia Cabral) para contar o que aconteceu”, revela o autor Aguinaldo Silva, com exclusividade, à coluna.
Mas, antes dessa ‘visão’, a única que terá contato com José Alfredo será Cristina (Leandra Leal), que, desde o início, sabia da falsa morte do pai e durante seu sumiço falou com ele, pelo celular. No capítulo do dia 26, ela irá ao encontro do pai no bar de Manoel. Eles ficam um tempo mudos e emocionados. Até que o Comendador diz: “Minha filha!” E ela responde: “Meu pai!” E correm para se abraçar, já às lágrimas.
Cristina também será portadora de boas notícias. Enquanto está ao lado do pai, recebe um telefonema de Clara (Andréa Horta) avisando sobre o nascimento dos filhos de Lucas (Daniel Rocha) e Du (Josie Pessoa): “O senhor agora é avô. Um casal.” Muito comovido, ele diz: “Ganhei mais uma filha e agora dois netos. Eu não mereço.”

A CONTA DE LUZ AUMENTOU DE REPENTE.SAIBA O QUE HOUVE.

Elevação média de 10,18% na conta de energia de novembro foi motivada pela cobrança de impostos federais, Pis e Cofins, que são repassados pela Coelce para os consumidores
O reajuste da conta de energia elétrica no Ceará acontece anualmente no dia 22 de abril e  da cinco anos há uma revisão tarifária. No entanto, os mais de 3,5 milhões de clientes da Coelce sentiram um aumento considerável em suas contas de novembro. A inflação da energia residencial no mês alcançou 10,18% na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), crescimento mais expressivo do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano até novembro, a expansão é de 26,95%.
A majoração na conta não tem relação direta com a utilização das termelétricas e a baixa dos reservatórios de hidrelétricas, que deverá gerar novos aumentos no próximo ano com as bandeiras tarifárias. O motivo apontado é a incidência de dois impostos federais contidos na conta de energia e legislados pelo Ministério da Fazenda / Receita Federal: o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Juntos os tributos representam em média 5% do valor da conta.

A FARRA DAS CONCESSÕES DE RÁDIOS E TELEVISÕES

Congressistas eleitos têm 55 concessões

Trinta e três deputados federais e senadores declararam ser sócios de rádios ou televisões; número pode ser maior
Patrimônio total é de R$ 8,3 milhões; lei proíbe apenas que políticos ocupem cargos de direção
FOLHA DE S.PAULO - FELIPE BÄCHTOLD DE PORTO ALEGRE
Herdeiros de família com tradição na política, líderes evangélicos e empresários estão entre os 33 deputados federais e senadores eleitos que declararam ser proprietários de emissoras de rádio ou TV. Levantamento feito pela Folha aponta que ao menos 55 concessões pelo país pertencem a políticos que vão tomar posse em 2015. Juntas, as rádios e televisões somam patrimônio de R$ 8,3 milhões.
Entre elas, estão afiliadas das principais redes de TV do país. O deputado Sarney Filho (PV), por exemplo, declarou ter R$ 2,7 milhões em participação na TV Mirante, retransmissora da Globo no Maranhão. O ex-presidente Fernando Collor (PTB), reeleito ao Senado, é sócio da afiliada da Globo em Alagoas.
Sarney Filho, Aécio, Collor, Barbalho, Renan e Tasso
São sócios de afiliadas da Bandeirantes o senador eleito Tasso Jereissati (PSDB-CE) e a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), ex-mulher do senador Jader Barbalho.

AGRICULTORES TRABALHAM NA COLHEITA DE PÊSSEGO E AMEIXA EM POMARES-RS

Produtores tiveram problemas com geadas no segundo semestre.
Frutas costumam enfeitar as mesas nas festas de final de ano.

Do Globo Rural

Os agricultores gaúchos trabalham na colheita do pêssego e ameixa, que costumam enfeitar as mesas nas festas de final de ano. O Rio Grande do Sul é o estado que mais produz frutas no Brasil.
Na região de Caxias do Sul, os agricultores cultivam vários tipos de árvores frutíferas como maçã, uva e caqui. A época é de pêssego chimarrita, uma das variedades produzidas na serra gaúcha. Considerada precoce, a variedade é uma das primeiras a ser colhida.
“O tamanho é arredondado e não tem bico. Para conservação e transporte, ele se machuca fácil. Internamente, polpa creme e branca, com pequeno colorido junto ao caroço. Ele solta tão fácil. E é uma polpa gostosa e macia”, explica Ênio Todeschini, agrônomo da Emater.