Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

E O COMÉRCIO DE CAMOCIM-CE, NESTE FINAL DE ANO?


Eita sofrência !

Não é novidade que boa parte da economia local é alimentada pelos empregos da prefeitura, que apesar de ser algo positivo, tem também sua linha de negatividade, da qual não vamos nos deter em comentar neste post. Ocorre que nos últimos anos, com o também questionado pagamento dos servidores públicos municipais, sendo realizado sem atraso (em dia)  e a liberação de 3 (três) ou mais generosos abonos para os professores durante o ano, principalmente em períodos festivos, marca inaugurada na gestão Vaulino, o comércio de Camocim experimentou  bons momentos com farta movimentação financeira. Era visível a eferverscência de pessoas no centro comercial de Camocim, indo e vindo das compras de final de ano. Tempos inesquecíveis. 

Com a gestão da prefeita Monica Aguiar a fartura acabou nitidamente. É tanto que, no passado, a prefeitura, com algumas parcerias, tentou animar o comércio com um projeto em que alguns estabelecimentos deram descontos de 40% e até 50% em seus produtos.  Mesmo assim, o evento foi um fiasco (no dia,  pra piorar, a tubulação do saneamento básico estourou e foi uma catinga de merda horrível, justamente na hora em que a prefeita visitava o Centro com sua equipe).

Neste ano, a situação que já estava ruim piorou, e muito. A prefeita não liberou abono para os professores, aplicou o projeto "pé-na-bunda em meio mundo" de servidores temporários. Além do mais,  motoristas e proprietários de veículos de carros alugados  nas secretarias também reclamam de atraso nos pagamentos (dois meses). Existe uma queixa por parte de alguns servidores da saúde referente a perca do beneficio de insalubridade etc. Tudo isso sem falar no salário defasado em várias funções da municipalidade, como por exemplo, os cargos comissionados ( secretários, coordenadores, diretores, etc)

E como se tudo isso não bastasse,  teve um aumento "sem dó e sem piedade" no IPTU e, mais recente, funcionários públicos, na última sexta-feira (12) tiveram que se deparar com suas contas bancarias faltando dinheiro no pagamento do 13º salário. A reclamação de que, em alguns casos, chegou a faltar até 500 (quinhentos) reais.  Foi o tiro de misericórdia.

Isso sem falar que boa parte dos fornecedores da prefeitura não são de Camocim. Ou seja, o dinheiro dos camocinenses vai para outras cidades. Não circula localmente. 

Tudo isso implica em dizer que o poder de compra de generosa parcela da população diminuiu, atingindo em cheio o comércio local. Desencadeando um efeito dominó, atingindo até o comércio informal, composto por ambulantes, sacoleiras etc. 

A  famosa politica do Turismo, que a prefeita tanto prometeu desenvolver em sua gestão, como uma forma de alimentar a cidade economicamente, nunca saiu do papel. A secretaria de Desenvolvimento sustentável que, dentre outras atividades, trata do comércio, é inoperante neste sentido. 

Outro quesito que se deve observar é a não efetivação dos aprovados do último concurso, que já poderia estar gerando compromisso econômico fiel com a cidade,  através dos salários, o pagamento de PASEP, décimo terceiro etc.  Mas não, neste caso a prefeita preferiu não efetivar os aprovados que, inclusive gastaram dinheiro durante o certame. 

Agora, não adiante desenvolver teorias para justificar tamanha agressividade econômica e nem atribuir isso a crise da Petrobrás ou de outros desastres mundiais. O problema segue uma lógica bem local e que, coincidentemente, acaba de explodir logo após as eleições. 
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=header

Nenhum comentário: