Powered By Blogger

sábado, 13 de dezembro de 2014

PREPARE SEU BOLSO





















A Petrobras aumentou à meia-noite o preço da venda do GLP (o gás de cozinha) no granel – modalidade de consumo de comércios, indústrias e condomínios residenciais. O percentual de reajuste será em torno de 15%, no Rio de Janeiro, e de 18% em São Paulo.
Os preços internacionais do GLP estão em queda desde setembro e, no mês passado, atingiu um patamar abaixo do preço cobrado pela Petrobras – a média da tonelada de GLP vinda do Golfo do México sai hoje 14% mais barata do que a produzida pela encrencada estatal brasileira.
Com a alta, a distância de preços aumentará ainda mais. O aumento terá impacto na inflação. Mais um pepino para a nova equipe econômica.(Lauto Jardim - Veja Online)

ESPECIALISTA ALERTA PARA CUIDADOS COM OS OLHOS DURANTE A ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO.

Está chegando a estação mais amada pelos brasileiros: o verão. Nesse período, que implica em dias mais longos e noites mais curtas, a exposição dos olhos aos raios ultravioletas se dão por mais horas e com mais frequência. “É preciso conscientizar as pessoas que não é só a pele precisa de proteção, os olhos também, pois os raios UV atingem com mais intensidade os tecidos oculares, principalmente a córnea”, alerta o Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e Consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady.
A falta de proteção e a exposição prolongada aos raios solares contribuem para o desenvolvimento de alguns problemas oculares, como a Ceratite Actínica e o Pterígio.“A Ceratite é uma inflamação na córnea que costuma ocorrer em pacientes que ficaram de 6 a 12 horas expostos ao sol, os sintomas são vermelhidão nos olhos, dor na região, sensação de areia e a fotofobia. O tratamento deve ser feito com a aplicação de compressas de água gelada filtrada nos olhos, mas se os sintomas não diminuírem, deve-se procurar um oftalmologista o quanto antes.

MARINA SILVA É ELEITA 'MULHER DO ANO' PELO 'FINANCIAL TIMES'.


Jornal destacou postura visionária e idealista da ex-candidata à presidência
Para 'FT', Marina foi capaz de capturar 'votos de protesto no Brasil'.

Do G1, em São Paulo/CBM
A candidata à presidência da República pelo PSB, Marina Silva, apresenta seu programa de governo em evento realizado em São Paulo (Foto: Adriana Spaca/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)A ex-candidata à presidência da República pelo PSB e ex-senadora, Marina Silva (Foto: Adriana Spaca/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

A ex-candidata à presidência da República e ex-senadora Marina Silva foi eleita pelo jornal britânico "Financial Times" como "mulher do ano", em sua última edição. Ao detalhar sua biografia, a publicação definiu Marina como uma política visionária e idealista que saiu "da pobreza e do analfabetismo" para concorrer por duas vezes à liderança do Brasil. Leia aqui.
"O segredo de seu apelo é que ela convenceu os eleitores de que é uma espécie rara de política, aquela que acredita com sinceridade no que está dizendo", destacou o jornal, salientando a origem humilde de Marina nos seringais da região amazônica.
O "FT" afirmou, ainda, que enquanto os concorrentes de Marina – referindo-se às eleições presidenciais – vendiam um pacote de políticas populistas, ela oferecia "uma visão mais holística do futuro", defendendo o Brasil como uma "sociedade economicamente bem sucedida e respeitada no mundo por sua consciência social e ambiental".

NO DIA NACIONAL DO CEGO,FUNDAÇÃO LANÇA UM SITE PARA PROMOVER LEITURA INCLUSIVA.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos lançou hoje (13) o blog colaborativo Rede de Leitura Inclusiva – Conectando Todos. Lançado no Dia Nacional do Cego, a página é um espaço para manter profissionais envolvidos, informados e engajados com o incentivo à leitura inclusiva e à acessibilidade.
"A leitura inclusiva é perceber que a pessoa com deficiência visual tem o direito e o interesse no acesso universal a informação", diz a coordenadora de Acesso ao Livro da fundação, Ana Paula Silva, que está a frente do projeto de formação da rede de leitura. "Tem um público que precisa ser atingido e nós, como organizações, devemos mostrar para essas pessoas que existem recursos como livro falado, braille, audiodescrição, formas de acessar a informação", acrescenta.
A rede de leitura inclusiva é formada por educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais. Desde 2013, a fundação desenvolve um projeto em parceria com estados para a formação de grupos de trabalho voltados à discussão do assunto em cada localidade. Esses grupos existem em 12 estados e o objetivo é que no ano que vem sejam formados em todas unidades da Federação.
blog lançado hoje pretende ser um espaço de comunicação entre esses gupos de trabalho e também para que organizações e mesmo pessoas que trabalhem com a leitura inclusiva possam trocar informações e disponibilizar um serviço cada vez melhor para a população.
No Brasil, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), há 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Dessas, 500 mil são cegas. "O Brasil está começando a perceber essse público, com o retrato mostrado no censo, as organizações começam a abrir propostas de trabalho, estados e prefeituras começam a desenvolver projetos com acessibilidade. Mas ainda é incipiente", diz Ana Paula.
braille
A Fundação Dorina Nowill distribui livros em braille para bibliotecas e escolasArquivo/Agência Brasil
A Fundação Dorina Nowill dedica-se à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para cerca de 2,5 mil escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

DEPRESSÃO PODE COMEÇAR NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, MAS NEM SEMPRE É TRATADA.

A publicitária Bárbara Lopes* apresentou os primeiros sinais de depressão aos 19 anos. Na época, começou a se isolar, faltava às aulas na faculdade e dormia durante grande parte do tempo. “Tinha dia em que eu não queria sequer tomar banho. Minhas amigas me chamavam para sair, mas eu não queria. Eu dizia que estava triste, mas para mim não era depressão. Era só tristeza”, lembra. Especialista ouvida pela Agência Brasil diz que é uma doença que pode começar em pessoas jovens e nem sempre recebe tratamento médico.
Adolescente
Apesar de ser tida por muitos como uma doença que atinge os mais velhos, a depressão pode surgir entre jovens e adolescentesJosé Cruz /Agência Brasil
Mais de 15 anos depois e uma lista extensa de psiquiatras e psicólogos visitados, a publicitária atualmente é casada, tem um bebê e atua na área em que se formou, mas ainda luta contra a doença. “As pessoas ficam sempre perguntando o que a gente tem. Aqueles que se julgam normais perguntam por que eu estou triste se tenho tudo que preciso, se tudo está certo, se sou bonita e inteligente”.
Bárbara toma o mesmo medicamento há sete anos. Mesmo sendo acompanhada por profissionais, a depressão precisa ser combatida diariamente. “Outro dia, deixei meu bebê cair da cama. Além de me sentir culpada, comecei a pensar que nada para mim funcionava, que tudo para mim dava errado, que eu era a pior mãe do mundo”.

COM EXPECTATIVA DE 80 MIL PESSOAS, ÚLTIMO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2014 ATRAI FIÉIS EM AGRADECIMENTO PELO ANO.

NA IGREJA DE FÁTIMA
fonte:dn/cbm

O número de fiéis cresce pelo dia 13 de dezembro ser um dia de final de semana em 2014

Missa do dia 13
A expectativa é de grande número de presentes nas 11 missas realizadas ao longo do dia
FOTO: NATINHO RODRIGUES
O último dia 13 de 2014 não é diferente quando se fala de movimentação nas ruas dobairro de Fátima. A tradicional missa do dia 13 no Santuário de Fátima de Fortaleza atrai fiéis de todas as partes do Estado e tem a expectativa de mais de 80 mil pessoas nas 11 missas que serão celebradas no local. 
A praça em frente à Paróquia reúne ambulantes que se concentraram desde a última sexta-feira (12) em pouco mais de 15 telas, estruturas montadas com guarda-sóis, e40 barracas
Uma dessas barracas é a de Maria do Carmo, que vem de Canindé para vender seus artigos religiosos no dia 13 de cada mês. Para este 13 de dezembro, a ambulante está confiante em boas vendas, apesar de, segundo o membro da Secretaria Regional (SERVI, Messias Júnior, o número de barracas ter sido abaixo do esperado. "Sentimos uma baixa em relação ao mês de novembro, temos em média 60 barracas e 30 telas e hoje esse número é quase a metade", afirma. 

VIVA FORRÓ ! VIVA LUIZ GONZAGA!.

 por  | CBM

Luiz Gonzaga
♪ Minha vida é andar por este país
  Pra ver se um dia descanso feliz
  Guardando as recordações
  Das terras onde passei
  Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei ♪
A data para comemorar o dia do Forró não poderia ser mais emblemática. O dia 13 de dezembro foi escolhido para homenagear Luiz Gonzaga, que hoje faria 102 anos se estivesse vivo. É muito difícil encontrar um nordestino que não tenha escutado alguma canção do Rei do Baião e assimilar, automaticamente, a figura dele aos nossos costumes e as nossas tradições.
Forró ganhando o Brasil
Imagina o Forró estourado em todo o Brasil e sendo um dos principais ritmos do país? Pois bem, isso aconteceu na década de 1950, graças a parceria de sucesso entre ‘Seu Lua’ e seu compositor Humberto Teixeira, que emplacaram um sucesso atrás do outro. Porém, o declínio do Forró veio na década seguinte. Saiu de cena a sanfona e entrou o banquinho e o violão daBossa Nova, e posteriormente, a Jovem Guarda.
Luiz Gonzaga sabia que tinha público certo e cativo. Voltou para o Nordeste e por aqui ficou. O certo é que o Baião de Luiz Gonzaga teve influência em determinadas épocas da MPB. Já dizia um dos ícones do Rock Nacional, Raul Seixas:
♪ Tenho 48 quilo certo 48 quilo de baião
Num vou cantar como a cigarra canta
Mas desse meu canto eu não lhe abro mão
Num vou cantar como a cigarra canta
Mas desse meu canto eu não lhe abro mão ♪
Neste dia do Forró vale também destacar nomes que ajudaram a disseminar o nosso ritmo para os quatro quantos do país. São exemplos: Jackson do PandeiroMarinêsGenival Lacerda,Dominguinhos e tantos outros.
Forró Eletrônico
É fato que o Forró já não é o mesmo. Desde a morte de Luiz Gonzaga (✻ 13.12.1912 / † 02.08.1989), o estilo sofreu modificações. Instrumentos foram adicionados a zabumba, triângulo e a sanfona. O ritmo ganhou a alcunha de forró eletrônico, com uma pegada romântica forte e palavras de duplo sentido (infelizmente). Tradicional ou não, renovado ou não, o Forró está ai. Parabéns Forrozeiros!
Homenagem em Fortaleza
O musical “Gonzagão – A Lenda” vai comemorar o aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga na Capital Cearense. O espetáculo será apresentado gratuitamente neste sábado (13), a partir das 21h, no aterrinho da Praia de Iracema. O musical tem direção de João Falcão.
Confira uma seleção com músicas consagradas no mundo do forró. Tem de tudo!
Luiz Gonzaga – Vida de Viajante

REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE JAGUARUANA-CE TERMINA EM MORTE


A AÇÃO FOI CONTIDA AINDA NA TARDE DESTE SÁBADO (13) E CONTOU COM APOIO DO COMANDO TÁTICO RURAL (COTAR) E DO POLICIAMENTO DO MUNICÍPIO.

Um detento foi morto na tarde deste sábado (13), após rebelião de  56 presos na Cadeia Pública de Jaguaruana. Segundo o comandante do destacamento de Jaguaruana, Sargento Lopes, a rebelião teve início durante a manhã de visitação das famílias.
Os detentos, divididos em
 seis celas, foram soltos para encontro com familiares e, durante a abertura das celas, uma discussão entre Francisco Ernani da Silva e outros dois presos de duas gangues, dos bairros Córrego das Melancias e Lagoa, iniciaram um confronto com facas e cosocos. Francisco foi atingido com golpes de faca no abdômen e morreu no local.