Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de junho de 2015

AUTOR DE FOTO DE MENINA NA GUERRA DO VIETNÃ VOLTA AO PAÍS 43 ANOS DEPOIS.


De volta ao país, Nick Ut registra memórias com smartphone e câmera digital. 
Imagem de menina nua correndo após bombardeio ficou famosa.

Da AP
A imagem mais famosa da Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, da Associated Press, completa na semana que vem 40 anos desde o dia em que foi tirada. A menina Kim Phuc, hoje aos 49 anos, conta que a fotografia passou a 'persegui-la'. (Foto: Nick Ut/AP)A imagem mais famosa da Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, da Associated Press (Foto: Nick Ut/AP)
O fotógrafo Nick Ut, que fez a foto mais famosa da Guerra do Vietnã, em que uma menina nua chora e corre após um ataque de bomba de napalm, voltou ao país para documentar algumas de suas memórias com um smartphone e uma câmera digital. Ut chegou na última segunda-feira (8) na vila de Trang Bang, exatamente 43 anos depois de quando a imagem foi registrada.
Ut fez essa viagem a Trang Bang muitas vezes – pelo menos uma vez por ano nos últimos anos. O lugar é muito significativo para ele. “Eu fiquei aqui e vi as bombas caírem”, diz Ut sobre o momento da famosa foto. “Eu era muito jovem”, afirma o fotógrafo, vencedor do Prêmio Pulitzer, que trabalha para a agência Associated Press.
Nick Ut volta ao lugar onde tirou foto icônica de menina durante a Guerra do Vietnã (Foto: AP Photo/Na Son Nguyen)Nick Ut volta ao lugar onde tirou foto icônica de menina durante a Guerra do Vietnã (Foto: AP Photo/Na Son Nguyen)
O cenário de sua viagem revelou que a estrada rumo a Trang Bang mudou desde a Guerra do Vietnã. Hoje em dia ela abriga um restaurante chamado “Sushi World” e um vendedor de beira de estrada que vende miniaturas da Estátua da Liberdade.
Da estrada, Ut tirou uma foto de um templo em que a menina Kim Phuc se refugiou com sua família antes dos bombardeios. Ao chegar em Trang Bang, o fotógrafo visitou uma loja de rua de dois primos de Phuc e caminhou um quilômetro até onde fez a famosa foto.

ESTUDANTE GRÁVIDA QUE DESAPARECEU COM EX-NAMORADO É ENCONTRADA EM GOIÁS-GO.


PM achou casal após receber denúncia de comerciante que os reconheceu.
Vítima estava com lesões no nariz e no olho e bastante desidratada.

Do G1 GO

A estudante de direito Nathália Lorraine de Araújo Sousa, de 24 anos, que desapareceu após sair da faculdade acompanhada do ex-namorado, de 28 anos, foi encontrada nesta quarta-feira (10) em Turvânia, na região central de Goiás. Ela estava com o jovem, que é suspeito de tê-la sequestrado por não aceitar o término do namoro. Ele foi preso pela Polícia Militar após um comerciante reconhecer o casal.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Thiago Junqueira, o dono de uma mercearia atendeu um homem que tinha as mesmas características do suspeito e estava acompanhado de uma moça. “Quando a PM chegou ao local, eles mentiram sobre a identidade deles. Provavelmente o suspeito estava coagindo ela. Como os policiais desconfiaram levaram os dois para a delegacia e ela disse aos policiais que era a jovem que estava desaparecida”, disse.
Ainda segundo o delegado, no momento em que o casal foi abordado, eles estavam bem sujos e a jovem apresentava diversos machucados. “Ela estava com uma lesão no nariz, provavelmente ela estava com o nariz quebrado, estava com o olho roxo e bastante desidratada”, disse.
A jovem foi levada para o Hospital Municipal de Nazário, onde passa por exames. Ela está grávida de três meses do suspeito e os médicos ainda não informaram qual o estado de saúde da mãe e do bebê.

PROFESSORES DA UESPI PARALISAM AS ATIVIDADES NESTE DIA 11 DE JUNHO DE 2015.

Resultado de imagem para paralisação

Os docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vão paralisar as atividades durante esta quinta-feira (11). O movimento faz parte do calendário de mobilização da categoria que exige o cumprimento por parte do Governo do Estado, do reajuste integral garantido por lei aprovada em 2013.
A Associação dos Docentes da Uespi considera “indecente” a proposta do Governo de parcelar a última parcela do reajuste. No mês de maio, a categoria recebeu o equivalente a apenas metade do que foi acordado em 2013. A última parte, no entanto, deverá ser paga em duas parcelas, sendo uma em novembro deste ano e a outra em fevereiro de 2016, conforme a proposta feita pelo Governo do Estado.

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO PIAUÍ LEILOA 190 VEÍCULOS NESTE SÁBADO DIA 13 DE JUNHO DE 2015.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realiza, no próximo sábado (13), o segundo leilão de veículos e sucatas do ano de 2015. Serão leiloados 190 lotes, sendo a maioria motocicletas. Os interessados poderão fazer uma vistoria nos lotes, das 8h30 às 17h30, na Vip Leilões, localizada na Avenida Dr. Josué de Moura Santos, 1111, bairro Pedra Mole. O arremate acontece a partir das 9h30.

O leilão ocorre por conta da falta de regularização dos proprietários que tiveram seus veículos apreendidos nas blitzen que ocorrem em toda a cidade. Para que seja efetuada a retirada do depósito, o proprietário deve quitar os débitos existentes, sejam eles de IPVA, multas, taxas de licenciamento, além das despesas de remoção e depósito e de seguro obrigatório. “O proprietário que possui seu veículo apreendido deve se direcionar ao órgão para regularizar sua situação até um dia antes do leilão. Nossa intenção é sempre incentivar a regularização”, esclarece Carlos Cordeiro, presidente da Comissão de Leilão do Detran-PI.

Está apto a participar do leilão qualquer pessoa física ou jurídica, portadora de documento de identidade, CPF ou CNPJ e que não possua restrição judicial. Os documentos deverão ser apresentados em cópia e original ao leiloeiro para confronto e autenticação. Os candidatos devem se inscrever e realizar o pagamento de um caução no valor de R$ 1.000,00, por meio de cheque ou depósito bancário. Caso o participante não arremate nenhum lote, esse valor será restituído.

Os lotes disponibilizados para o leilão também poderão ser arrematados virtualmente. “Para participar na modalidade online, o interessado deverá se cadastrar no site www.vipleiloes.com.br, para estar apto a realizar os lances no dia do evento”, afirma Carlos Cordeiro.

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVAM MANDATO DE CINCO ANOS PARA TODOS OS CARGOS ELETIVOS.

Foi rejeitada, no entanto, a proposta de coincidência de data das eleições municipais e gerais. Plenário analisará novos pontos da reforma política na manhã desta quinta-feira

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Sessão para análise e discussão da Reforma Política
Deputados aprovaram mandato de cinco anos nas eleições municipais a partir de 2020 e nas eleições gerais a partir de 2022
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 348 votos a 110, o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. A mudança, prevista em emenda aglutinativa à proposta da reforma política (PEC 182/07, do Senado), cria uma regra de transição pela qual, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados (distritais, estaduais e federais), de governadores e de presidente da República ainda serão de quatro anos.
O mandato de prefeitos e vereadores eleitos em 2016 também continuará a ser de quatro anos. Essa definição teve o voto favorável de 419 deputados e 8 contra. Assim, apenas em 2020 valerá o mandato de cinco anos nas eleições municipais e em 2022 para as eleições gerais.
No caso dos senadores, aqueles eleitos em 2018 terão nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições gerais sejam com mandatos de cinco anos também para o Senado. O mandato atual de senadores é de oito anos.

MEDICINA É O CURSO MAIS CONCORRIDO DO SISU; INSCRIÇÕES TERMINARAM HOJE.

Medicina é o curso mais procurado pelos estudantes inscritos na segunda edição do Sisu (Foto: Divulgação/Mec)
Medicina é o curso com maior número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Até as 10h37 desta quarta-feira (10), 169.847 candidatos se inscreveram nos cursos de medicina. Na sequência estão direito (116.239), administração (79.723), engenharia civil (69.536) e pedagogia (57.466). Mais de um milhão de estudantes já se inscreveram no programa. O prazo para participar, termina às 23h59 desta quarta.
Minas Gerais foi o estado com o maior número de inscritos no Sisu (Foto: Divulgação/Mec)
Completam a lista dos 10 cursos mais procurados psicologia (52.441), nutrição (45.748), educação física (43.159), enfermagem (39.748) e análise e desenvolvimentos de sistemas (38.698).

Segunda edição do Sisu 2015O estado com o maior número de inscritos é Minas Gerais, com 143.923 candidatos, seguido por Rio de Janeiro (121.847) e São Paulo (106.972). (Veja ao lado o balanço parcial de candidatos inscritos no Sisu em todos os estados)
A lista disponível na página do sistemaaponta vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, é oferecido em 24 universidades federais.
O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.
Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.
CALENDÁRIO

Inscrições
8 a 10 de junho

Resultado
15 de junho

Matrícula
19, 22 e 23 de junho

Lista de espera
15 e 26 de junho
Calendário
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.
Como participar

APÓS COLISÃO COM CAMINHÃO,HILUX COM O PREFEITO DO PIAUÍ FICA DESTRUÍDA.

Um acidente violento na manhã desta quarta-feira (10/06), por pouco não termina em tragédia no município de Oeiras. O carro que era ocupado pelo prefeito da cidade de João Costa, Gilson Castro, ficou totalmente destruído, mas ninguém ficou ferido.
Por volta das 8h um caminhão da empresa Garoto colidiu na traseira da Hilux da Prefeitura do município de João Costa. O carro estava parado no acostamento quando foi colhido pelo caminhão. A carroceria e a lateral da Hilux ficaram totalmente destruídas.
O impacto foi tão forte, que para retirar os ocupantes, que ficaram presos às ferragens, foi necessário a ajuda de populares. Os cinco ocupantes do veículo, dentre eles o prefeito, saíram sem nenhum ferimento. Gilson Castro e os demais passageiros seguiam para Teresina, quando fizeram uma parada no acostamento e houve a colisão.