Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de junho de 2015

PROFESSORES DA UESPI PARALISAM AS ATIVIDADES NESTE DIA 11 DE JUNHO DE 2015.

Resultado de imagem para paralisação

Os docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vão paralisar as atividades durante esta quinta-feira (11). O movimento faz parte do calendário de mobilização da categoria que exige o cumprimento por parte do Governo do Estado, do reajuste integral garantido por lei aprovada em 2013.
A Associação dos Docentes da Uespi considera “indecente” a proposta do Governo de parcelar a última parcela do reajuste. No mês de maio, a categoria recebeu o equivalente a apenas metade do que foi acordado em 2013. A última parte, no entanto, deverá ser paga em duas parcelas, sendo uma em novembro deste ano e a outra em fevereiro de 2016, conforme a proposta feita pelo Governo do Estado.
Para o presidente da Associação dos Docentes da Uespi, professor Daniel Solon, a proposta do Governo é um desrespeito com a categoria e mostra que o Administração do Estado tem dificuldades de escolher suas prioridades. “O que o Governo sempre diz é que não tem como pagar o reajuste integral, que tem uma Lei de Responsabilidade Fiscal a ser cumprida e só o que nós vemos são gastos estratosféricos com a própria máquina pública, enquanto que um setor básico, como a educação, fica relegado a segundo plano”, afirma o professor.
Além do pagamento do reajuste, a ADCESP pede ainda a reestruturação do plano de carreira da categoria e a realização de mais concursos públicos para professor da Uespi, que, atualmente, tem pelo menos 45% de seu corpo docente trabalhando de forma irregular, é o que afirma a presidência da associação.
A categoria disse que, caso o Governo não entre em acordo, poderá ser deflagrada greve por tempo indeterminado, conforme acertado em assembleia realizada no último dia 02.
Sobre as reivindicações dos professores da Uespi, o secretário de Administração do Estado, Franzé Silva, disse que o Governo está trabalhando para tentar sanar todos os problemas apresentados pelas categorias e chegar a um acordo o mais breve possível. Fonte:parnaiba24horas

Nenhum comentário: