Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

POLÍCIA RESGATA IMAGEM SACRA DO SÉCULO 18 EM SÃO PAULO.

 
Uma imagem do século 18 de Nossa Senhora do Rosário, furtada há 31 anos de uma capela em Pedro Leopoldo (região metropolitana de Belo Horizonte), foi recuperada pela Justiça com um colecionador de São Paulo.
O Ministério Público de Minas Gerais e o Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) tentavam na Justiça conseguir reaver a peça, que estava com o colecionador Renato de Almeida Whitaker.
A peça sacra, cuja criação já foi atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), tem autoria desconhecida. Whitaker é um dos maiores colecionadores privados de obras de Aleijadinho do país.
Foi em um catálogo de exposição de peças atribuídas a Aleijadinho, em 2003, que o Iepha descobriu a imagem no acervo do colecionador. Whitaker alegou ter a peça desde agosto de 1988.
Ao saber do alerta dado pelo Iepha, Whitaker entrou em contato com o órgão. Houve promessa de devolver a peça, segundo o Iepha, mas isso acabou não ocorrendo.

Izabel Chumbinho/Divulgação/Iepha-MG
Imagem de Nossa Senhora do Rosário furtada há 31 anos de uma capela de Minas Gerais
Imagem de Nossa Senhora do Rosário furtada há 31 anos de uma capela de Minas Gerais
As três partes chegaram a negociar na Justiça mineira, nos autos de ação civil pública ajuizada em março de 2004, mas nunca houve acordo para a devolução.
Além da busca e apreensão, a Justiça determinou que Whitaker pague mil salários mínimos (R$ 622 mil) a título de dano moral coletivo. A Folha não localizou Whitaker nem seus advogados.fonte:Folha de sp/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: