Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DECISÕES DO STF SÃO UMA VIRADA DE PÁGINA PARA O PAÍS,DIZ AYRES BRITTO.

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal escolhe a plenitude da liberdade de imprensa como o caso mais importante que presidiu.

O ministro Carlos Ayres Britto, que se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos no próximo domingo (18), elegeu, em entrevista exclusiva à Globo News, o momento mais difícil do julgamento do mensalão, após presidir nesta quarta (14) a sua última sessão à frente do Supremo Tribunal Federal (STF). "Logo no começo, na primeira sessão, houve uma resistência conhecida à metodologia de julgamento do relator. Eu tive de dizer então que cada ministro votasse por sua própria metodologia. Aí o ministro revisor, horas depois, anunciou que se submeteria à metodologia. O que fez acertadamente", lembra ele.
O ex-presidente do STF acredita que esse julgamento ficará marcado na história: "Essas decisões do Supremo na ação penal 470 sinalizam uma virada de página na direção de um Brasil com melhor qualidade na vida política. Quando a decisão do STF coincide com o pensar coletivo mais profundo, mais legítimo, é a glória".
Sem lamentar não concluir o julgamento, Ayres Britto também analisa a forma que os integrantes do STF estão conduzindo a ação penal 470, já que muitos críticos duvidavam das condenações dos réus por conta de a maioria dos ministros ter sido indicada no governo Lula. "Cargo de ministro do Supremo não é cargo de comissão nem função de confiança. Gratidão no plano pessoal é uma coisa. Mas não se pode ser grato com a toga", garante ele.
Ayres Britto escolhe a plenitude da liberdade de imprensa como o caso mais importante que presidiu. "Eu diria que a mais importante de todas as decisões, a mais importante de todas, foi a que deu plenitude à liberdade de imprensa. Porque pela liberdade de imprensa ocorre no pais o que há de mais importante, mais essencial: quem quer que seja pode dizer o que quer que seja".

Assista à integra da entrevista do ministro Carlos Ayres Britto.
fonte:g1 sp/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: