Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

USINA AGRA 1, NA COSTA VERDE, É DESLIGADA APÓS FOLHA EM EQUIPAMENTO.


Problema é em condensador que resfria vapor usado para mover gerador.
Evento não apresenta nenhum risco, diz Eletrobras Eletronuclear.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde
Angra 1, localizada no sul do RJ (Foto: Reprodução/ TV Globo)Angra 1, localizada em Angra dos Reis
(Foto: Reprodução/ TV Globo)
A usina nuclear Angra 1, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada desta quinta-feira (19). O desligamento foi provocado por uma falha em um condensador, que resfria o vapor usado para mover o gerador elétrico da usina, explica nota da assessoria da Eletrobras Eletronuclear.
"A medida visa preservar a integridade de outros equipamentos da usina como, por exemplo, os geradores de vapor", diz ainda o comunicado. "O condensador não faz parte dos equipamentos situados na área nuclear e da usina e o evento não apresentou nenhum risco aos trabalhadores da Eletronuclear, à população ou ao meio ambiente".
No início da tarde, equipes trabalhavam na solução do problema. Até a publicação desta reportagem não havia previsão de quando a usina seria religada.

Sistema Interligado Nacional
O SIN é um sistema de coordenação e controle formado por empresas de geração de energia das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Apenas 1,7% da energia usada pelo país encontra-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados, principalmente, na região amazônica, segundo o site do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Nenhum comentário: