Powered By Blogger

sábado, 14 de janeiro de 2012

GÊMEAS DE MS GARANTEM VAGAS PARA FACULDADE DE MEDICINA NO PR.

4/01/2012 08h51 - Atualizado em 14/01/2012 09h01

Mariane e Andressa vão fazer curso na Universidade Estadual de Maringá.
Elas foram aprovadas no Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Do G1 MS
4 comentários
Irmãs mudarão de cidade em busca do sonho de cursar Medicina (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)Irmãs pintaram os rostos para comemorar a aprovação no curso de Medicina da UEM
(Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)
As gêmeas de 17 anos, Mariane e Andressa Higa Shinzato, de Campo Grande, vão realizar o sonho de infância e fazer medicina no melhor curso do país, segundo o Ministério da Educação. As duas, que sempre estudaram juntas, souberam nesta sexta-feira (13) que foram aprovadas no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
“É muita felicidade, depois de tanto tempo estudando esse era o nosso maior sonho. Agora vamos morar juntas e vamos nos ajudar bastante durante os estudos”, disse Mariane ao G1. A jovem passou em 7º lugar no PAS, método em que o candidato realiza três provas durante o ensino médio e com a média das notas pode ser selecionado nos cursos.
A mãe das gêmeas, Vera Higa Shinzato, conta que o quarto das meninas é repleto de livros e a aprovação em Medicina é resultado de muitos anos de esforço. “A emoção é incontrolável, quando vimos os nomes delas na lista foi uma alegria. Elas estudaram muito para isso, e merecem essa aprovação”.
As meninas estudaram o ensino médio em uma escola particular de Campo Grande e ficaram vários dias até mais tarde para garantir a preparação. “Nossos professores e a nossa família também são responsáveis por essa vitória. Abrimos mão de muita coisa e agora conseguimos passar”, conta Andressa que foi aprovada em 9º lugar no processo seletivo e ficou em 1º lugar na lista de espera.
Gêmeas de MS garantem vaga em curso de Medicina (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)Primo das gêmeas também foi aprovado
(Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)
Outra aprovada em 1º lugar no vestibular convencional da UEM é a jovem Brenda Souza Reis de 16 anos, colega de classe das gêmeas. Além do vestibular a jovem também foi aprovada em 1º lugar no PAS. Ela escolheu ingressar na universidade através da seleção convencional. Assim a gêmea Andressa que ficou em 9º lugar conseguiu ingressar na universidade que destinou 8 vagas para a seleção alternativa.
Como Brenda já fez a inscrição pelo sistema regular, a vaga pelo PAS será de Andressa, segundo a coordenação de vagas de vestibular da UEM. “Eu não acreditava que ia passar, quando vi fiquei muito feliz. É uma emoção muito grande ver nosso esforço recompensado", afirma Brenda.
Família médica
O primo das gêmeas, Carlos André Oshiro de 17 anos, conseguiu a aprovação em medicina e irá estudar junto com as primas. O jovem foi classificado em 2º lugar entre os concorrentes e além do pai outros cinco tios também atuam na profissão. “É um esforço muito grande, a gente tem que deixar muita coisa de lado. O futebol e as festas dão lugar aos estudos. Estou muito feliz por ter conseguido”, diz.
Gêmeas de MS garantem vaga em curso de Medicina (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)Aprovados encontraram-se para comemorar o resultado (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)

A mãe das gêmeas conta ainda que a irmã mais velha de 20 anos também cursa medicina em uma universidade particular de Campo Grande. “Vai ser mais uma médica na família, a alegria de ver as três fazendo o que gostam é muito grande”, conta Vera.fonte G1,MS:postado por camocim belo mar blog

Nenhum comentário: