Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

HISTÓRIA DE BARROQUINHA COM SUA PADROEIRA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.




        A história de Barroquinha com Nossa Padroeira começa, em meados do século XIX (19), quando um barco naufragou, devido a uma forte ventania, a poucas milhas da praia dos Remédios. Sua tripulação, composta por um pequeno grupo de pescadores, que sobrevivendo ao naufrágio, atribuíram a graça de estarem vivos, ao se valerem de Nossa Senhora dos Navegantes.
          Estes pescadores, na aflição antes de naufragar, fizeram uma promessa à Santa e chegando salvos a terra firme, embrenharam-se pelas veredas a procura de abrigo, correndo todos os perigos que uma mata possa oferecer. Depois de uma longa e cansativa caminhada, encontraram uma pobre e pequena vila, onde residiam agricultores e caçadores em casebres de taipas, cobertos de palhas de carnaúbas. Essa Vila viria a se chamar Passo Imperial, pois foi esse o primeiro nome de nossa cidade.
         Os três pescadores, posteriormente fixando suas residências no vilarejo, resolveram em retribuição as suas vidas salvas do naufrágio, cumprir a promessa, construindo com a ajuda dos demais moradores, a primeira capela em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.  
         Embora saibamos da passagem por aqui, na segunda metade do século XIX (19) e início do século XX (20) de alguns padres, os dados oficiais detalham somente para o mês de novembro de 1914, a primeira solenidade da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, presidida pelo Monsenhor José Augusto da Silva. A referida data foi vivida e confirmada por antigos moradores, entre eles citamos uma senhora conhecida como Maria do Zezin.
        Nos anos seguintes e com a construção da nova capela em forma de cruz, a Festa de Nossa Padroeira foi transferida para o mês de agosto, em virtude de comemorarmos nesse mês, a Assunção de Maria ao céu.
        Em tempo de Festa, a comunidade e os visitantes se reúnem, para festejar com devoção e muita alegria a Senhora dos Navegantes.
        É uma ocasião de reencontro entre as pessoas, de oração e de fortalecimento da fé em Cristo Jesus. Como também, um período de bênçãos e de agradecimentos a Deus pelas graças alcançadas em nossas vidas, por intercessão da Virgem Maria, Mãe dos Navegantes.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.FONTE:PAULO GOUVEIA/via camocim ceara blog/camocim belo mar

Nenhum comentário: