Powered By Blogger

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

GLOOGLE HOMENAGEIA CHARLES DICKENS


O escritor é considerado por muitos o melhor inventor de personagens da literatura inglesa depois de Shakespeare
As obras de Dickens foram influenciadas por suas primeiras experiências / Reprodução As obras de Dickens foram influenciadas por suas primeiras experiências Reprodução O Google homenageia nesta terça-feira o bicentenário do nascimento do escritor Charles Dickens, um dos grandes clássicos da literatura universal, que teve seus romances adaptados para o cinema e o teatro.

Para conferir todos os doodles, clique aqui 
No doodle, o desenho retrata o cotidiano da Inglaterra e os personagens do escritor, considerado por muitos uma estrela e o melhor inventor de personagens da literatura inglesa depois de Shakespeare. Os romances de Dickens eram, geralmente, obras de crítica social. Ele dava aos leitores exatamente o que queriam.

As obras de Dickens foram influenciadas por suas primeiras experiências, desde a infância feliz no sudeste da Inglaterra, antes da prisão de seu pai, por não pagamento de dívidas, até a pobreza posterior.

Aos 12 anos, Dickens foi obrigado a trabalhar numa fábrica, onde passava o dia colando etiquetas nos potes de graxa, o que inspirou outro de seus mais famosos livros, "David Copperfield", publicado em 1850. Aos 15 anos, apesar de ter ido à escola de forma intermitente, ele foi contratado como mensageiro, em um escritório de advogados.

O escritor ajudou a financiar uma casa para ajudar as garotas de programa, oferecendo a possibilidade de começar uma nova vida. Esta 'vocação' ocupou muitos anos de sua vida, mas ele ainda encontrou tempo para ter dez filhos e manter a produção de livros e artigos.

Dickens morreu a 8 de Junho de 1820 de ataque cardíaco e deixou um extenso legado de extraordinárias histórias.

Livros

Os livros de Dickens ainda hoje possuem uma grande popularidade e a última de uma longa lista de adaptações, "Great Expectations" (Grandes Esperanças), protagonizada por Fiennes e Helena Bonham Carter, deve estrear ainda este ano no cinema.

Entre seus romances mais famosos estão também "Os Cadernos Póstumos do Clube Pickwick", "A Christmas Carol" ("Canção de Natal"), e "Nicholas Nickleby", alguns deles publicadas inicialmente como folhetos publicados uma vez por mês em jornais da época. Anos mais tarde, foram apadtados inúmeras vezes para o teatro e o cinema.

Comemoração

Hoje, estão programados vários eventos para marcar o aniversário. Entre eles uma festa popular na cidade litorânea de Portsmouth, sul da Inglaterra, onde o escritor nasceu, em 1812. E o príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica, e o conhecido ator Ralph Fiennes participam de uma cerimônia no túmulo de Dickens, na abadia de Westminster.

Na sua sepultura está gravada a inscrição: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."

Doodles
Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, e são geralmente utilizados para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.

O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio do ano passado, em homenagem aos 30 anos do clássico game.

Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa em comemoração ao guitarrista americano Les Paul. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual..da redação band:postado por camocim belo mar blog

Nenhum comentário: