Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de junho de 2014

POLICIAIS E MANIFESTANTES CONTRÁRIOS À COPA ENTRAM EM CONFRONTO NA LAPA NO RIO DE JANEIRO.


Segundo a PM, quatro pessoas foram detidas e levadas para delegacias diferentes da capital

FELIPE FREIRE/cbm
Rio - Policiais e manifestantes que protestavam contra a Copa do Mundo entraram em confronto na tarde desta quinta-feira, na Lapa, Região Central do Rio, após um rapaz ser preso. Objetos foram jogados nos agentes, que revidaram com bombas de efeito moral e spray de pimenta. Segundo a assessoria da Polícia Militar, quatro pessoas foram detidas e levadas para a 17ª DP (São Cristóvão), 19ª DP (Tijuca) e 21ª DP (Bonsucesso). Ainda de acordo com a corporação,  dois PMs ficaram feridos .
Logo depois, cerca de 200 pessoas foram para a estação do metrô da Carioca e, de acordo com informações da assessoria do MetrôRio, os manifestantes pretendiam seguir até Copacabana, desembarcando na estação Cardeal Arcoverde. A Polícia Militar acompanhou o grupo e, até o momento desta publicação, não há registros de confrontos entre militares e manifestantes.
A manifestação começou de forma pacífica. Cerca de 700 manifestantes iniciaram o protesto por volta das 10h30 contra a Copa do Mundo sem confrontos. Representantes de sindicatos e ativistas de diversos movimentos, inclusive black blocs e do Anonymous , seguiram pela Avenida Rio Branco em direção à Lapa, onde estavam reunidos em clima de descontração.
Protesto contra a Copa do Mundo fecha a Avenida Rio Branco
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia
A Tropa de Choque acompanhava a manifestação, que até então acontecia de forma pacífica. Os acessos do metrô em frente ao Theatro Municipal e na Avenida Rio Branco com Rua Pedro Lessa foram fechados devido ao protesto.
As portas do comércio da Av. Rio Branco foram sendo fechadas a medida que os manifestantes passavam. Muitos clientes ficaram presos dentro das lojas com medo de um possível tumulto. A previsão era de que o comércio fechasse às 15h desta quinta-feira, mas por conta das passeatas, isso acabou acontecendo mais cedo. Se misturaram aos manifestantes centenas de trabalhadores que foram liberados mais cedo das empresas por conta da estreia do Brasil na Copa do Mundo . O trânsito ficou complicado na região.

Protesto anti-Copa na Candelária, no Centro do Rio
Foto:  Alessandro Costa/Agência O Dia
Tumulto em São Paulo
Manifestações contrárias à realização do Mundial ocorrem por todo o Brasil. Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Militar de São Paulo entrou em conflito com cerca de 20 ativistas, na capital paulista, por que o grupo não atendeu ao pedido da corporação para se afastar da Radial Leste, via que será a ligação das delegações com a Arena Corinthians, na abertura da Copa do Mundo.
Pelo menos um homem foi detido e uma repórter da CNN ficou ferida por estilhaços de bala. A polícia jogou bombas de gás e de efeito moral para tentar dispersar o grupo. Na ocasião, um homem foi detido por resistir às ordens da PM para desbloquear a rua e foi levado para a base da Polícia Militar.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1679408941611694617

Nenhum comentário: