Powered By Blogger

terça-feira, 29 de abril de 2014

CEARÁ REÚNE DIFERENTES ESTILOS DE HUMOR,DO TRAVESTIDO AO STAND UP.

TERRA DO HUMOR
Redação Diário Plus | CBM
Berço de grandes talentos humorísticos, o Ceará prova que fazer humor exige dedicação e empenho, independente do estilo adotado

Stand up
Inspirado nos comediantes norte-americanos, o stand up ganhou força em Fortaleza
DIVULGAÇÃO
Maquiagem
Apesar de o humor travestido ser o mais famoso no Ceará, outros estilos estão ganhando espaço
TUNO VIEIRA
Lailtinho
Lailtinho afirma que não há disputa entre os diferentes formatos
DIVULGAÇÃO
Berço de grandes talentos artísticos, o Estado do Ceará se destaca nacionalmente como a Terra do Humor. Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, Tiririca, entre outros, são alguns dos humoristas que disseminaram a “cultura da molecagem cearense” no Brasil e no mundo. O uso de personagens caricatos faz do humor travestido um dos mais tradicionais aqui no nosso estado. Porém, outros formatos, como o humor de cara limpa e o stand up (comédia em pé), vêm ganhando a atenção dos espectadores cearenses.
Inspirado nos comediantes norte-americanos, ostand up (formato onde o comediante se apresenta em pé, geralmente só e sem caracterizações) ganhou força em Fortaleza recentemente, por volta de 2008, com Glayco Sales e LC Galetto. “Nós vimos apresentações em outras Capitais do País. Nós pensamos: por que não fazer aqui? A gente queria quebrar um pouco dos padrões do humor local, daquele humor caracterizado. Foi aí que decidimos promover o estilo aqui em Fortaleza”, afirma Glayco Sales, um dos precussores do formato na Capital.

Para o comediante, o começo foi difícil, tendo em vista que a cultura cearense ainda estava despertando para formatos diferentes do humor do que vem sendo feito tradicionalmente no Ceará. “Nós tivemos muitas portas fechadas na cara. Com o tempo, fomos conseguindo o nosso espaço. Às vezes, o público quer ver algo diferente, algo fora do tradicional”, ressalta Glayco.
Apesar de diferentes, os estilos travestido e stand up não deixam indícios de rivalidade. Para Lailtinho Brega, presidente da Associação do Humor no Ceará e humorista há 25 anos, não há nenhum tipo de disputa entre os dois formatos. “O stand up é a prova que o humor pode evoluir. Lógico que os dois estilos têm suas características, porém, temos o mesmo objetivo. Queremos fazer o público rir. É totalmente possível colocar os formatos travestido, cara limpa e o stand up no mesmo palco. Quem sai ganhando é o público”, afirma.
Para o humorista Luís Antônio Santos, que interpreta a personagem Aurineide Camurupim, o principal desafio do humor é fazer o público rir, independente do estilo adotado. “Hoje a responsabilidade é bem maior do que antigamente. O cearense é um dos mais exigentes com humor. Não é fácil fazer o cearense rir. Hoje, eu posso dizer que tá mais fácil para entrar no mercado. O difícil é se manter. O público é quem decide quem entra e quem sai, revela Luís.
Leia a matéria na íntegra no Diário do Nordeste Plus, aplicativo para tablets do Diário do Nordeste.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=7396935601719665241Lailtinho

Nenhum comentário: