Powered By Blogger

sábado, 10 de outubro de 2015

EXPLOSÃO DEIXA UM HOMEM MORTO IGUATU-CE.

De acordo com os filhos da vítima, ele costumava fumar enquanto fabricava os fogos de artifício; a mulher dele ficou ferida e foi socorrida ( Foto: Honório Barbosa )


A explosão de uma fábrica caseira de fogos de artifício, no sítio Baixiozinho, zona rural do Município de Iguatu, distante 10 km do centro urbano, resultou na morte do fabricante de artefatos, Francilúcio Alves de Oliveira, 61 anos, por volta das 10 horas da manhã de ontem. A mulher dele, Luzinete Gonçalves de Freitas, 55 anos, ficou ferida e foi levada ao Hospital Regional de Iguatu.
No momento da explosão estavam também na casa os dois filhos do casal, Lúcio de Freitas Oliveira, 27 anos, e Lucas de Freitas Oliveira, 18 anos, que sofreram apenas escoriações leves e ficaram muito abalados com a tragédia.
Fumante
De acordo com relato de Lúcio Oliveira, o pai fabricava os fogos de artifício e havia muito estoque em casa. "Ele era teimoso, fumava, a gente pedia para parar, mas ele dizia que era a arte que ele sabia fazer e gostava", contou. "Era aposentados e não precisava mais fazer isso", disse.

Há oito anos e meio que a família se mudou da cidade de Iguatu para o sítio Baixiozinho e o pai continuou fabricando os fogos de artifício, que eram vendidos de forma clandestina para comerciantes da região.
Francilúcio Oliveira aprendeu a arte de fazer fogos em São Paulo, onde sofrera dois acidentes em 2001 e 2002. Os dedos da mão direita eram decepados. Depois de uma denúncia em 2008 por fabricação clandestina na capital paulista, resolveu voltar para o Interior do Ceará.
Fiscalização
Segundo o major Nijair Pinto, comandante local do Corpo de Bombeiros, a fabricação caseira era clandestina. "Não temos registro de casa de fabricação de fogos e nem temos como detectar essas unidades de produção de fogos, sem uma denúncia de um morador, em locais isolados, na zona rural. Foi um milagre toda a família não ter morrido. A casa ruiu, paredes do muro dos vizinhos foram destruídas parcialmente e há pedaços de telhas e tijolos a mais de 50 metros".
O aposentado, José Almeida da Cruz, ficou assustado com o barulho. "Eu pensei que o mundo estava se acabando, quando ouvi a explosão muito forte. Foi um estrondo muito grande".
Segunda explosão
Há exatos 21 anos houve uma grande explosão em uma loja de fogos de artifício na cidade de Iguatu, conhecida como depósito de Milton Afonso, deixando dois mortos, um ferido e destruição de várias lojas no centro comercial. No local havia fabricação clandestina de bombas juninas e fogos de artifício.
(Colaborou Honório Barbosa)

Nenhum comentário: