Powered By Blogger

domingo, 3 de fevereiro de 2013

INICIADA A RESTRUTURAÇÃO DA TROPA DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ.


Após 35 anos, a PM do Ceará ganha nova formatação, com mais unidades que farão o efetivo aumentar.

A Polícia Militar do Ceará começa a colocar em prática, neste começo de ano, sua mudança estrutural. Novos comandos, batalhões e companhias estão sendo criados de acordo com o que determina a Lei de Organização Básica (L.B.O.) da Corporação, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Cid Gomes.



Na prática, a L.O.B. tem por objetivo - após quase 35 anos sem mudanças estruturais - redimensionar o efetivo da instituição, tornando o trabalho operacional mais ágil e distribuído de acordo com as demandas da segurança pública cada vez mais crescentes.

Metropolitano

Um exemplo disso é a recente criação d o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Este órgão terá a missão, a partir de agora, de coordenar todo o trabalho de policiamento ostensivo e repressivo da PM nos Municípios da zona metropolitana de Fortaleza, tais como Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Itaitinga e Pacatuba. Para o cargo foi nomeado pelo Comando Geral e já assumiu as funções o tenente-coronel João Batista dos Santos.


O secretário da Segurança Pública, coronel Francisco José Bezerra, decidiu aumentar o efetivo de tropas de elite , como o Raio e Cotar FOTO: NATASHA MOTA



Com a criação do CPM, o órgão vai chefiar todas as operações de, pelo menos, quatro batalhões, 12º BPM (Caucaia), 14º BPM (Maracanaú), 15º (Eusébio) e, ainda, o Batalhão de Policiamento de Guarda Externa de Presídios (BPGP).

Já o atual Comando do Policiamento da Capital (CPC) ficará responsável pelos 5º BPM (Centro), 6º BPM (Conjunto Esperança), 8º BPM (Aldeota), 16º BPM (Messejana) e 17º BPM (José Walter). No total, estes cinco batalhões terão juntos 20 companhias operacionais.

Tropa de elite

Também está sendo estruturado pelo Comando Geral da PM novo Comando de Policiamento Especializado (CPE), que vai aglutinar o trabalho das ´forças especiais´ ou tropas de elite da Corporação. São elas, Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), Segurança Patrimonial (BSP), Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE) e Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), além de três Companhias de Policiamento de Guardas (CPGs).


A tropa ganhará mais dois mil policiais até 2014. Esse efetivo será distribuído em mais s batalhões e companhias na Capital, região metropolitana e Interior do Estado. Na próxima terça-feira, 920 novos PMs já serão incorporados FOTO: JOSÉ LEOMAR

Conforme o comandante geral da PM, na prática, haverá um reordenamento das ações ostensivas da Polícia Militar, com mais policiais nas áreas de maior incidência criminal. Isso porque o efetivo tende a crescer, como determina a lei.

O efetivo, que hoje conta com cerca de 15 mil homens em todo o Estado, deverá chegar a 17.551 policiais, conforme determina a lei. "Surge a necessidade urgente de adequação da estrutura da Corporação para a composição e acomodação do efetivo a uma nova e moderna estrutura organizacional", cita o texto do projeto de lei que foi aprovado pela AL e sancionado pelo governador Cid Gomes, em agosto de 2012.

A reestruturação organizacional da PM foi um dos principais pontos prioritários defendidos pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra.

Mais Raio

Ao assumir as funções como titular da SSPDS, ele logo ordenou o aumento de efetivo de uma das principais unidades de combate ao crime na Grande Fortaleza, o Raio. O então grupo, virou um batalhão, ganhou mais policiais e motocicletas e potencializou suas ações nas ruas da Capital, conseguido, no ano passado, apreender, nada menos, que 906 armas de fogo.

Bezerra também já anunciou o aumento de efetivo na mais nova unidade de elite da tropa, o Comando Tático Rural (Cotar), a quinta companhia integrante do BPChoque, que vem atuando de forma eficaz no combate à criminalidade no Interior do Estado, com destaque para as ações de repressão aos assaltos a bancos.

A instalação de novos batalhões e companhias na Capital e da Região Metropolitana, segundo o Comando-Geral, vai dinamizar as ações preventivas em diversos setores da RMF, com o é o caso do 8º BPM, responsável pela segurança dos bairros da zona Leste de Fortaleza, da Praia de Iracema até a Praia do Futuro, passando pela Aldeota, Vicente Pinzón, Papicu, Dunas, Cidade 2000 e Mucuripe, entre outros.

Já o recém-criado 16º BPM ficará responsável pelo trabalho operacional nos bairros que compõem a Grande Messejana e onde estão inseridas comunidades com grande incidência criminal, como o Conjunto São Miguel, no bairro Alagadiço Novo. São áreas atingidas intensamente pelo tráfico de drogas e que, por conta disso, viram constante palco da mortes de jovens.

Preparação

"A Nova Lei de Organização Básica da PM, aprovada pelo governador Cid Gomes, moderniza a estrutura da Policia Militar e prepara a instituição para o desempenho administrativo-operacional para, no mínimo, as duas décadas vindouras. O governador atendeu, com a proposição e aprovação desta lei, a um reclame histórico da Polícia Militar", disse Bezerra, em entrevista ao Diário do Nordeste. Ainda, segundo ele, com a formatura da nova turma de 920 soldados da PM (no próximo dia 5), a nova estrutura prevista na lei, para o Interior, começará efetivamente a ser colocada em atividade.

FERNANDO RIBEIRO/
 EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: