Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de abril de 2012

VAZAMENTO DE ÓLEO NO CEARÁ NÃO CAUSOU DANOS AMBIENTAIS,DIZ IBAMA.



Cerca de 15 litros de óleo vazaram de plataforma da Petrobras em março
Quantidade de óleo foi pequena e não causou dano ambiental, diz Ibama.


furo no oleoduto que leva óleo da plataforma Atum 2 para a Plataforma Xaréu 3, no litoral de Paracurux fez vazar 15,6 litros de óleo (Foto: Thiago Gaspar/Agência Diário)
Comente agora
Furo no oleoduto que leva óleo da plataforma Atum 2
para a Plataforma Xaréu 3 fez vazar 15,6 litros de
óleo (Foto: Thiago Gaspar/Agência Diário)
O vazamento de óleo cru em uma plataforma da Petrobras no Ceará não causou danos ambientais à fauna ou à flora marítimas, segundo o coordenador de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Carlos Alberto Maia.
Na segunda-feira (2), a Petrobras havia informado o Ibama sobre vazamentos em plataformas do Ceará e do Rio Janeiro. No Ceará, segundo Carlos Alberto, um furo no oleoduto que leva óleo da plataforma Atum 2 para a Plataforma Xaréu 3, no litoral deParacuru fez vazar 15,6 litros de óleo.
"É um quantidade pequena, que não causou danos ambientais", diz Carlos Alberto. O Ibama no Ceará ainda não recebeu informações sobre o motivo do acidente que furou o oleoduto entre as duas plataformas, distante cerca de 30 quilômetros uma da outra.
O acidente ocorreu em 30 de março, por volta das 13h. Segundo relatório da Petrobras enviado ao Ibama, foi realizado um plano de emergência individual que dispersou o óleo vazado na superfície do mar. "Não foi preciso o uso de barreiras de contenção por conta da pouca quantidade de óleo, mas a mancha foi dispersada no mar", diz o coordenador do Ibama.
Carlos Alberto diz também que aguarda relatório da Petrobras com mais informações sobre o acidente e que, devido ao acidente não ter causado danos ambientais, a empresa não está sujeita a multas.fonte G1 CE/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: