Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de junho de 2012

VALE CONSTRUIRÁ PARQUE EÓLICOS EM PARCERIA COM GRUPO AUSTRALIANO.


A Vale e a Pacific Hydro, líder australiana em energias renováveis, anunciam uma parceria para a construção de dois parques eólicos na região Nordeste, que receberão investimentos estimados em R$ 650 milhões. O início das operações dos dois projetos está previsto para 2014.
Pelo acordo, cada empresa será proprietária de 50% dos novos parques eólicos, ambos localizados no Rio Grande do Norte, mas toda a energia a ser produzida será consumida exclusivamente pela Vale pelo período de 20 anos. Todas as licenças ambientais já foram obtidas.
Em março, a Folha antecipou o interesse da Vale em investir em energia eólica. À época, a diretora de RH, Saúde e Segurança, Sustentabilidade e Energia da Vale, Vânia Somavilla disse que já existem "estudos firmes e parcerias negociadas" para levar a iniciativa adiante.
Segundo a diretora, o objetivo da Vale é aumentar o uso de fontes limpas e renováveis na matriz energética da empresa. "A demanda global da Vale por energia elétrica deve crescer 150% até 2020 e estamos buscando alternativas para suprir essa necessidade de modo sustentável, utilizando fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica e biomassa", disse.
Além disso, diz, o uso de energia eólica reduz o volume de emissões e "assegura a competitividade de custos em longo prazo" --hoje, tal fonte só é mais cara do que a hidrelétrica no país, graças a subsídios e linhas especiais de financiamento do BNDES.
Para o presidente da Pacific Hydro, Rob Grant, a parceria com a Vale testa pela primeira vez no país o "modelo de comercialização de energia que combina mercado livre e autoprodução para parques eólicos"
"Este modelo vai permitir a expansão do mercado eólico brasileiro para além do mercado de leilões regulados, no qual a maior parte da capacidade eólica brasileira tem sido desenvolvida até hoje, e estamos buscando aprofundar nossa parceria com a Vale no Brasil e no mundo."
A Pacific Hydro atua no Brasil desde 2006 e é pioneira na construção de parques eólicos com recursos do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica), do Governo Federal. Possui 58 MW em operação em seus dois parques eólicos na Paraíba, que fornecem energia para a Eletrobrás.fonte:Folha.com/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: