Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ÔNIBUS ESPACIAL ENDEAVOUR COMEÇA A CRUZAR OS EUA ANTES DE SER EXPOSTO.

Nave saiu da Flórida nesta quarta (19) e chegará à Califórnia na sexta (21).
Nasa aposentou geração de ônibus em 2011 e deve exibi-los ao público.


O ônibus espacial aposentado Endeavour começou na manhã desta quarta-feira (19) uma viagem de dois dias que vai cruzar o céu dos EUA, antes de ser exibido ao público. A nave é levada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, até a Califórnia por um Boeing 747 modificado.

A viagem será feita em várias etapas. A primeira parada será em Houston, no Texas, pouco antes das 13h (horário de Brasília) desta quarta. Na madrugada desta quinta (20), o avião e a nave devem partir novamente, abastecer na cidade texana de El Paso e prosseguir para a Base Aérea de Edwards, na Califórnia.
Na sexta-feira (21), o percurso terminará no Aeroporto Internacional de Los Angeles, entre 15h e 16h de Brasília.
Endeavour (Foto: Nasa)Endeavour é levado da costa leste para a oeste dos EUA por um Boeing 747 adaptado (Foto: Nasa)
Em outubro, o Endeavour deve seguir para o Centro de Ciência da Califórnia para ser apresentado aos visitantes.
Essa viagem é a última programada para os ônibus espaciais americanos, cuja frota foi aposentada no ano passado, após 30 anos de missões. O Endeavour foi lançado pela primeira vez em 1992 e se manteve em atividade por 19 anos. A última missão de um ônibus da Nasa, chamada STS-135, foi feita pela Atlantis e terminou em 21 de julho de 2011.
Agora, as naves devem ser vistas apenas em museus. Em julho, o ônibus espacial Enterprise começou a ser exposto no Intrepid Sea, Air and Space, em Nova York. Outras naves que ficaram famosas são a Discovery, Atlantis, Challenger e Columbia – as duas últimas vítimas de acidentes em 1986 e 2003, respectivamente, que deixaram sete astronautas mortos cada.
Endeavour (Foto: Nasa)Endeavour aparece sobre avião antes do lançamento, quando a Nasa acertava os preparativos (Foto: Nasa)
A geração dos ônibus espaciais – as primeiras naves reutilizáveis construídas pelo homem – serviu para lançar vários satélites em órbita, consertar equipamentos como o telescópio Hubble e trazer outros de volta.
Além disso, as tripulações desenvolveram pesquisas de ponta e ajudaram a construir a maior estrutura no espaço, a Estação Espacial Internacional (ISS), ocupada pela primeira vez em novembro de 2000.
Agora, a Nasa prepara uma nova série de naves, as cápsulas tripuladas Orion, para substituir os antigos ônibus provavelmente a partir de 2014.fonte:g1 sp/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: