Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

CIDADE VAI GANHAR ACADEMIA DA SAÚDE.





Serão construídas dez academias em dez bairros do município de Iguatu. Duas unidades já estão em obras no Bairro Areias e Altiplano. O Programa Academia da Saúde foi criado em abril de 2011 pelo Governo Federal
Iguatu Esta cidade vai receber dez Academias da Saúde, beneficiando igual número de bairros. É a maior quantidade em cidades do Interior do Ceará. Cada unidade custará em torno de R$ 100 mil. Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde em parceria com o município.

Duas unidades já estão em construção no Bairro Areias e Altiplano, após assinatura de ordem de serviço pelo prefeito, Agenor Neto. As próximas áreas a serem beneficiadas serão os bairros Brasília e Vila Neuma. As obras devem começar ainda neste mês. O esforço do município é para que, até o fim de 2013, as dez Academias de Saúde estejam construídas.

O Programa Academia da Saúde foi criado em abril de 2011 pelo Governo Federal e tem por objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de unidades com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer, além de orientação sobre modos de vida saudáveis.

De acordo com o projeto, as Academias de Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades de exercícios físicos, orientação sobre segurança e reeducação alimentar e nutricional, práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato). As ações serão desenvolvidas por profissionais da área de atenção primária à Saúde, os Núcleos de Saúde da Família (Nasf), além de técnicos de outras áreas da administração pública.

O prefeito Agenor Neto observou que as unidades vão possibilitar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde. "Visitamos no Rio de Janeiro algumas unidades e lá o programa tem ótimo desenvolvimento e apoio da população", disse. "Vamos trazer essa experiência para Iguatu".

O prefeito eleito de Iguatu, Aderilo Alcântara, participou, recentemente, da assinatura de ordem de serviço para a construção de duas Academias da Saúde. "De imediato, observamos que haverá um benefício para a terceira idade", frisou. "A prática regular de exercícios físicos sob orientação de profissionais e o hábito saudável alimentar contribuem para uma melhoria da qualidade de vida e aumento da autoestima dos moradores".

Alcântara anunciou que, a partir do próximo ano, vai implantar uma rede social de proteção aos jovens e idosos e que o projeto de construção de Academias de Saúde está inserido nesse contexto. "Vamos favorecer a mobilização comunitária, criar espaços de convivência e solidariedade, de apoio mútuo e troca de experiência entre os moradores". A valorização do uso dos espaços públicos precisa ser ampliada. Foi o que defendeu Alcântara. "A cidade está dotada de excelente infraestrutura urbana e precisamos chamar a população a ocupar essas áreas para a prática de atividades de lazer e de cultura. O nosso objetivo é favorecer a inclusão social".

Em parceria com o Centro de Atividades do Serviço Social do Comércio (Sesc), nesta cidade, Alcântara anunciou que vai reformular o trabalho com a pessoa idosa. "Vamos ampliar e melhorar as atividades", disse. "Vamos investir para melhorar as condições de saúde e de qualidade de vida da população".

Histórico
O projeto da Academia da Saúde teve origem no Programa Academia da Cidade, implantado em 2002 pela Secretaria de Saúde do Recife como uma política de promoção à saúde. O objetivo era potencializar os espaços públicos a partir da requalificação física e a implantação de equipamentos de saúde para promover a prática de atividades físicas e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

As Academias da Cidade visavam melhoria da qualidade de vida da população, garantindo uma relação harmoniosa entre o cidadão e seus espaços públicos de convivência. A partir do crescimento do número de usuários, o Governo Federal adotou o projeto, que se expande pelo Brasil.

Mais informações:
Prefeitura do município de Iguatu

Secretaria de Infraestrutura

Telefone: (88) 3581. 0520
fonte:diario do nordeste/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: