Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de maio de 2013

' NOITE DAS SOLTEIRONAS' ABRE FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO EM BARBALHA,NO CEARÁ.


Festejos acontecem de 1° a 13 de junho no município na região do

 Cariri.

Expectativa é que 500 mil pessoas participem da programação.

A tradicional festa popular que atrai “encalhados” e “solteironas” começa neste sábado (1°), em Barbalha,  a 610km de Fortaleza. Na primeira noite, acontecerá a “Noite das Solteironas”. De acordo com a organização do evento, a expectativa é que 500 mil pessoas participem dos festejos de Santo Antônio de 1° a 13 de junho, dia do santo.
No domingo (2) pela manhã, acontece a celebração da missa na Igreja Matriz, seguida pelo cortejo de 58 grupos folclóricos com o encontro de mestres da cultura.  Após a missa, terá início o cortejo do Pau da Bandeira, que será transportado desde o Sítio Flores, até a sede do Município.
Pau da Bandeira
O carregamento do Pau da Bandeira é um dos momentos mais esperados da festa e acompanhado por uma procissão de pessoas e “solteironas” que buscam tocá-lo para “sair do caritó”. Um mastro de cerca de 23 metros e mais de duas toneladas, transportado ao longo de seis quilômetros nos ombros de 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, é fincado no patamar da Igreja Matriz de Barbalha.
Os fieis de Santo Antônio iniciaram na tarde deste domingo (3) o carregamento do Pau da Bandeira, um tronco de 23 metros de comprimento, pelas ruas de Barbalha, na região do Cariri cearense. A caminhada vai até à Igreja Matriz do município, local onde est (Foto: Clodoaldo Amaro/ Dégagé)Carregadores do Pau da Bandeira (Foto: Clodoaldo
Amaro/ Dégagé)
Após a Pau da Bandeira ser fincado, é hasteada uma bandeira sinalizando que a cidade está em festa.  A árvore escolhida para ser o mastro, após definição de entidades ambientais, foi um jatobazeiro, com 1,10 metro de circunferência e 45 centímetros de diâmetro. O corte aconteceu no   dia 16 de maio, e a árvore permanece em processo de secagem até domingo (2), o que ajuda a diminuir o peso a ser compartilhado pelos carregadores.
Programação
Também no domingo, a partir das 14h, seis atrações musicais, em dois palcos animarão o Dia do Carregamento. No Largo do Rosário se apresentam Leonardo de Luna, Maninho e Banda e Chico Pessoa. No Marco Zero, os shows ficam por conta de Maurício Jorge, Luiz Fidélis e Flávio Leandro.
Entre os dias 3 e 12 de junho, a cidade contará com uma programação musical com três palcos: um no Largo do Rosário, um no Marco Zero e outro no Parque da Cidade. As trezenas, missas, quermesses, apresentações folclóricas também serão realizadas diariamente. No dia 13, às 9 horas, será a missa de encerramento na Igreja Matriz. Às 16 horas, cortejo com o carro-andor com a imagem do santo percorrerá as principais ruas da cidade.
Bonecos desfilam e decoram ruas de Barbalha durante a festa (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)Bonecos desfilam e decoram ruas de Barbalha
durante a festa (Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé)
Simpatias
Além de tocar no Pau da Bandeira, outras simpatias das solteironas em buscar de um “bom partido” são sentar e até mesmo beber o chá produzido com pedaços da casca da árvore. Também há quem  assine a bandeira com a imagem de Santo Antônio para reforçar o pedido.
Socorro Luna,  famosa em Barbalha como a “solteirona” e uma das figuras populares de maior participação nos festejos de Santo Antônio, garante que as simpatias funcionam. “Já teve casamento do Oiapoque ao Chuí”, afirma. Durante os festejos, ela é requisitada para fotos na fachada de sua casa, com caracterização especial.
História
Este ano, será a ´rimeira edição da festa, após o reconhecimento por lei estadual de Barbalha como capital cearense dos festejos de Santo Antônio. O tema da edição 2013 é "Viva! Barbalha agora é a capital".
A tradição das festividades em homenagem ao padroeiro de Barbalha se repete desde os anos 40 do século XVIII. Ação iniciada como ato de devoção e fé, o carregamento do pau da bandeira de Santo Antonio tornou-se um fenômeno cultural estudado por pesquisadores e intelectuais.
Outra novidade dos festejos de Santo Antônio deste ano é a abertura da exposição "Pau de Santo, Festa de Fé". A mostra  museográfica permanente sobre a Festa de Santo Antônio é um trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN e será aberta ao público no dia 12 de junho, no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha.fonte:G1 CE


Nenhum comentário: