Powered By Blogger

terça-feira, 23 de julho de 2013

POPULAÇÃO E POLÍTICOS DE JAGUARIBARA NO CEARÁ,PROTESTAM CONTRA VIOLÊNCIA.


Outros prefeitos da região também reclamam da onda de assaltos.
Lotérica foi assaltada cinco vezes e dono fechou as portas.

Do G1 CE/camocim belo mar

População foi às ruas em protesto contra a onda de assalto (Foto: Wallace Rozendo/Arquivo pessoal)População foi às ruas em protesto contra a onda de assalto (Foto: Wallace Rozendo/Arquivo pessoal)
Cerca de 2 mil pessoas participaram de um protesto no município de Jaguaribara, a 254 quilômetros de Fortaleza, nesta terça-feira (23). Os manifestantes reclamam da insegurança no município e dos constantes assaltos que ocorrem na região. "A cidade não aguenta mais tanto assalto, são poucos policiais para cuidar da segurança de toda Jaguaribara. Tem comércio aqui que já fechou por causa da onda de assaltos, alegando que não aguentou mais tanto assalto", diz Wallace Sena, morador de Jaguaribara.
Um dos participantes da manifestação foi o prefeito do município, Francini Guedes. "Essa é uma cidade pequena, que não aguenta mais a onda de violência que se instalou. Na semana passada, arrobaram a sede da Secretaria de Educação do Município e até deixaram um bilhete dizendo que iam me matar", diz o prefeito. O prefeito diz também que apresentou à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) um Plano de Segurança Pública para o município, mas até agora não obteve aprovação. "Mesmo admitindo que segurança é obrigação constitucional do Estado, nós queremos contribuir. Só não poder arcar com os custos totais do plano, que são altos", diz.
Segundo o prefeito de Jaguaribara, outros prefeitos de municípios da região - como Itarema, Aracati, Tabuleiro do Norte e Jaguaretama - também participaram da manifestação. "A violência e a falta de segurança atinge toda a região. Uma lotérica foi assaltada cinco vezes, até o dono não aguentar mais e fechar. Assaltos a agências bancárias é coisa corriqueira, bem como a estabelecimentos comerciais, que são alvo dos assaltantes à luz do dia".

"Não existe segurança em Jaguaribara. O mercadinho onde eu trabalhava foi assaltado duas vezes. Deixei por causa dos assaltos, a gente teve medo de alguma represália. Decidi fechar porque não está dando e há insegurança", relata o comerciante Francisco Bezerra.
Segundo o prefeito, só existem quatro policiais para fazer a segurança do município e a Delegacia, recentemente construída, não tem delegado. "Temos uma delegacia belíssima, mas até para fazer um boletim de Ocorrência (B.0) precisamos ir até [o município de] Jaguaribe, distante 70 quilômetros de Jaguaruana".
O prefeito se diz mais preocupado ainda porque no dia 26 começa o "Fest Peixe", quando o município recebe muitos visitantes. "Apesar de ser um município pequeno, com pouco mais de 8 mil habitantes, temos uma população flutuante que chega a dobrar a população da cidade. São que vêm de muitas regiões do país para fazer pesca esportiva e praticar esportes náuticos e essa insegurança acaba afastando esses visitantes", reconhece
.

Nenhum comentário: