Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO DE MAIS 1 HORA ATINGE ESTADO DO CEARÁ E OUTROS ESTADOS DO NORDESTES.


Redação Web | camocim belo mar blog
Companhia Energética do Ceará disse que está apurando as causas do incidente
Atualizado às 19h30
Um blecaute atingiu todo o Ceará e outros estados nordestinos, por mais de 1h, na tarde desta quarta-feira (28). De acordo com a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a energia foi restabelecida em Fortaleza e Região Metropolitana. Já no interior do Estado, alguns municípios continuam sem energia elétrica.
Arte: Felipe Belarmino
O "apagão" aconteceu por volta das 15h e foi reconhecido oficialmente pela Coelce, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e Operador Nacional do Sistema (ONS). Internautas na redes sociais imediatamente relataram o ocorrido em cidades cearenses como Maracanaú, Quixadá, Caucaia, Sobral e outros municípios.
Outros estados do Nordeste também têm relatos de apagão. Piauí, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte.
O primeiro desligamento ocorreu às 14h58, na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela Ienne, empresa controlada pela espanhola Isolux. Este circuito foi religado às 15h04, mas houve um novo desligamento, pelas mesmas razões, às 15h06.
Pouco depois, também devido a queimadas, outra linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, foi desligada às 15h08. Esta linha é operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig. As informações são do ONS (Operador Nacional do Sistema). Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional".

A perda de carga foi de 10.900 MW, o que provocou o desligamento adicional das seguintes linhas: Presidente Dutra/Teresina, Presidente Dutra/Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas. Ainda de acordo com o ONS, a recomposição da energia foi concluída às 17h30 nas capitais do Nordeste.
Em nota, a Coelce informou que o fornecimento de energia no Ceará foi totalmente normalizado às 18h05. Segundo a ONS, Fortaleza foi a segunda capital a iniciar o restabelecimento de energia, por volta das 16h. De acordo com a nota, a falha ocorreu no Sistema Interligado Nacional (SIN) e afetou o Nordeste, com início às 15h08.
Sinais apagados prejudicam o trânsito
A queda de energia pegou de surpresa quem estava circulando nas vias de Fortaleza. De acordo com internautas, sinais apagados na Av. 13 de maio, Av. Virgílio Távora, Av. Pontes Vieira deixaram o trânsito confuso.
Último apagão deixou estado sem energia por 3 horas
Em 20 de outubro de 2012, o Ceará e outros 15 estados brasileiros ficaram sem energia elétrica por quase 3 horas. Em Fortaleza, o blecaute, que se estendeu das 23h15 até às 02h20, deixou ruas, casas, prédios públicos e hospitais sem energia.
Com o apagão desta tarde, o Estado acumula a quinta grande queda de energia em apenas três anos. As anteriores ocorreram em 10 de fevereiro de 2010, 4 de fevereiro de 2011 e 22 de setembro deste ano.
Confira galeria de fotos com problemas no trânsit
o

Nenhum comentário: