Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MULHERES DESCOBREM QUE ALÉM DE MOMES IGUAL TÊM O MESMO CPF.


Uma Lucineide é baiana de Feira de Santana. A outra é paulista. E embora estejam a quase dois mil quilômetros de distância, as semelhanças trouxeram muitos problemas.

Uma quantidade enorme de documentos é a comprovação de uma coincidência incrível. Duas pessoas com o mesmíssimo nome: Lucineide da Silva Santos. Mas não é só isso.
“Eu nasci em 5 de agosto de 1988. Ela também nasceu em 5 de agosto de 1988. O nome da minha mãe é Maria José da Silva Santos. O nome da mãe dela é Maria da Silva Santos. Só não tem o José”, conta Lucineide da Silva Santos, comerciária.
Uma Lucineide é baiana de Feira de Santana. A outra é paulista. E embora estejam a quase dois mil quilômetros de distância, as semelhanças trouxeram muitos problemas. As duas foram cadastradas na Receita Federal como se fossem a mesma pessoa e receberam apenas um número de CPF. Passaram anos assim, até que um dia...
“Quando eu fui fazer um cadastro em uma loja, verifiquei que meu nome estava com restrição no Serasa e no SPC”, explica Lucineide da Silva Santos, aeroviária.
Foi desta forma que uma Lucineide descobriu a existência da outra e as duas perceberam que estavam envolvidas em uma grande confusão.
“Na época eu já tinha tirado todos os meus documentos e em todos constava aquele dado, aquele número de CPF”, diz a paulista.

Nos cadastros de órgãos públicos, as Lucineides são confundidas até na hora de receber benefícios do governo.
Em abril deste ano, a comerciária foi demitida e deu entrada no seguro desemprego. Das cinco parcelas a que tinha direito, recebeu apenas a primeira. As outras foram bloqueadas porque no cadastro do Ministério do Trabalho, a Lucineide baiana, que nunca trabalhou fora de Feira de Santana, aparece como se estivesse empregada em São Paulo.
“Eu, através das redes sociais, encontrei ela. Em uma madrugada dessas eu liguei para ela e fui direto ao ponto: perguntei se ela já tinha tido algum problema com o CPF dela e ela disse que sim”, lembra a baiana.
A jeito de resolver foi colocar as duas lado a lado.
Fantástico: Está nervosa, Lucineide?
Lucineide, comerciária: Um pouco. Curiosa. A expectativa de ver se resolve logo isso, que já vem a tanto tempo.
Primeira parada: Receita Federal, no Centro de São Paulo. Diante dos atendentes da Receita, elas contaram toda a história. As coincidências e as trapalhadas. E descobriram que não são as únicas a enfrentar esse tipo de problema.
“Todos os dias nascem 500 José da Silva. Registrado como José da Silva. E a mãe chama-se Maria da Silva também. Mensalmente nós modificamos 20 milhões de CPFs”, revela Luiz Monteiro, auditor da Receita Federal.
A confusão está resolvida na Receita Federal, mas o problema ainda não acabou.
Segunda parada: Previdência Social. Depois de duas horas de muita explicação, elas conseguiram provar que existe uma Lucineide filha de Maria em São Paulo e outra Lucineide filha da Maria na Bahia.
Duas pessoas diferentes, mas com muita coisa em comum e que graças a isso se tornaram grandes amigas.
Lucineide, paulista: Pelo menos ganhei mais uma amiga.
Lucineide, baiana: Já convidei. Se quiser tirar umas férias na Bahia, já tem lugar para ficar.

Nenhum comentário: