Powered By Blogger

sábado, 14 de junho de 2014

COSTA RICA VENCE URUGUAI DE VIRADA EM ESTREIA POR 3 A 1 NO CASTELÃO EM FORTALEZA-CE NA COPA DO MUNDO.


Gustavo de Negreiros | CBM

Cearenses sentiram pela primeira vez toda a atmosfera envolvida em um evento como o Mundial


uruguai
O primeiro jogo de uma Copa do Mundo na Arena Castelão. Assim deverá ser lembrado na história, para os cearenses, o confronto entre Uruguai e Costa Rica, pelo grupo C, do torneio mundial. A vitória dos Ticos pelo placar de 3 a 1,  construída no segundo tempo, de virada, talvez tenha ficado em segundo plano para os cearenses, que sentiram pela primeira vez toda a atmosfera envolvida em um evento de tal magnitude.
Um show de cores, de culturas, de empolgação. Até o trajeto para o estádio já fez parte do show. Festa refletida nas ruas e em campo. O azul uruguaio e o vermelho costarriquenho fizeram um belo contraste, digno de um jogo tão importante.

No campo, uma partida mais disputada na base da força do que da técnica. O time celeste, empurrado pela sua apaixonada torcida, tomou a iniciativa do jogo, através de investidas deForlán e Cavani. Aos 22 minutos, quando o jogo não demonstrava alternativas para ambas as equipes, Lugano foi seguro na área e o juiz não titubeou em marcar a penalidade máxima.
Era um momento especial. Tanto para os uruguaios, que veriam sua seleção marcar pela primeira vez na Copa do Mundo, como para os cearenses. E Cavani teve a honra de marcar o primeiro tento na Arena Castelão em copas do mundo, e o fez, cobrando com firmeza no canto direito do goleiro Navas. 1 a 0.
O jogo permaneceu sem grandes alternativas em termos ofensivos no primeiro tempo, e partiu da torcida o início do espetáculo. Músicas cantadas, como "Soy Celeste", por parte dos uruguaios, e "Olê, olê, Ticos" deram o tom, seguido por uma animada ola puxada pelos cearenses.
No intervalo, os brasileiros também mandaram o tradicional "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor" e torcedores de Ceará e Fortaleza vibraram com as bandeiras de ambos os times aparecendo no telão.
Emoção domina o segundo tempo da partida
Quando parecia que o melhor já teria ocorrido, no segundo tempo, todas as emoções se voltaram para dentro de campo. Apática na primeira etapa, a seleção costarriquenha voltou transformada. E coube a Campbell, o melhor em campo pelos Ticos, a honra de marcar após a bola sobrar na entrada da área. O atacante não deu chances para Muslera, aos 8 minutos.
O gol pareceu ter mareado o time uruguaio. E quatro minutos depois, Duarte cabeceou no cantinho para virar a partida, após cruzamento de Bolaños. Festa dos Ticos no Castelão!
Desesperado, o técnico Oscar Tabarez colocou em campo Lodeiro e Abel Hernandéz. Mas a alteração não surtiu efeito esperado. Ao contrário, foi a mudança feita pelo técnico costarriquenho, Jorge Luis Pinto, que mexeu no placar. Marco Ureña entrou no lugar de Bryan Ruiz e logo em seu primeiro toque na bola fez o terceiro gol da Costa Rica, dando números finais ao jogo. 
Próxima rodada
O Uruguai volta a campo na próxima quinta-feira (18), às 16h (de Brasília), contra a Inglaterra, na Arena Corinthians. A Costa Rica encara a Itália, na sexta-feira (20), às 13h, na Arena Pernambuco. https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=372537183843603190

Nenhum comentário: