Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PARNAIBANOS MOSTRAM COMO CONTRIBUEM PARA UMA CIDADE MELHOR DO PI.

Parnaíba completa 170 anos e é a segunda maior cidade do Piauí (Foto: Morais Brito)

Parnaíba completa 170 anos e é a segunda maior cidade do Piauí (Foto: Morais Brito)
Na semana em que Parnaíba, no Litoral do Piauí, comemora 170 anos, o G1 mostra histórias de pessoas que ao seu modo contribuem de forma criativa e solidária para uma cidade mais agradável. Se no passado a antiga Vila de São João da Parnaíba teve personagens importantes que ajudaram a escrever parte fundamental da história, hoje Parnaíba, segundo maior município do estado, conta com voluntários que mostram como ações simples podem mudar o cenário da cidade com mais de 145 mil habitantes conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Projeto Amigos da Praça conta com voluntários das comunidades para cuidar dos espaços públicos (Foto: Patrícia Andrade/G1)Projeto conta com voluntários das comunidades para cuidar de praças (Foto: Patrícia Andrade/G1)
O primeiro exemplo vem de um pequeno grupo que ajuda a manter a organização, limpeza e conservação de praças públicas. O projeto Amigos da Praça, recém criado pela prefeitura, é uma estratégia criativa e que prevê a gestão compartilhada. O vendedor autônomo Francisco Júnior, 32 anos, é um dos voluntários. Diariamente ele arruma um tempinho para vê se está tudo em ordem na Praça Santa Izabel. Lá, Júnior conta com a ajuda de pelo menos seis pessoas que chamaram para si a responsabilidade de cuidar do patrimônio público.
Pedro Rocha é vizinho de uma das praças e voluntário (Foto: Patrícia Andrade/G1)Pedro Rocha é vizinho de uma das praças e
voluntário (Foto: Patrícia Andrade/G1)
“As pessoas têm a mania de achar que a praça é uma construção do poder público, mas é da comunidade e temos que cuidar do que é nosso. Todo dia tem alguém para regar as plantas e recolher algum lixo que acabam jogando por aqui. Nós lutamos pela revitalização da praça e agora que ela foi reformada temos que lutar por sua conservação”, diz Júnior.
Crianças também são envolvidas nas atividades (Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba)Crianças também são envolvidas nas atividades
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba)
O grupo tem estendido a divulgação do trabalho às escolas do bairro e como resultado dessa parceria contou com a ajuda de crianças no plantio de várias mudas de árvores. Ainda no bairro Ilha Grande de Santa Izabel, outro grupo faz a manutenção na Praça Ângelo dos Santos. Um dos mais engajados é o técnico em eletrônica Pedro Rocha, que por ser vizinho do espaço, faz questão de regar as plantas pelo menos duas vezes ao dia.

“Gosto do que estou fazendo e sei que isso pode melhorar a qualidade de vida na comunidade. Vejo que as pessoas se sentem bem melhor aqui e isso me faz querer zelar ainda mais pela praça porque é um espaço para todos”.

Segundo dados da Superintendência de Parques, Praças e Jardins, Parnaíba conta com 55 espaços e a previsão é que até o final da atual gestão todos estejam incluídos no projeto que hoje alcança seis praças no Centro e outros bairros.

“A gestão compartilhada das praças é uma estratégia criativa que estimula a participação da população na valorização do patrimônio público. Esta ação tem mudado o cenário desses espaços porque criou um canal direto entre as comunidades e a gestão. Na ocorrência de qualquer ato de depredação os ‘Amigos da Praça’ entram em contato imediatamente com a prefeitura”, destaca Márcia Nascimento, uma das coordenadoras do projeto.

Divulgando o Delta
Morais Brito, um dos maiores divulgadores do Delta do Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)Morais Brito, um dos maiores divulgadores do
Delta do Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)
O empresário e agente de viagens Edilson Morais Brito é o que se pode chamar de um grande entusiasta do turismo piauiense. Pioneiro em fazer viagens ao Delta do Parnaíba, Morais fotografa, divulga e compartilha com os amigos e seguidores nas redes sociais tudo que estiver relacionado ao Litoral do Piauí, especialmente Parnaíba. Há 23 anos trabalhando com a agência que leva o seu nome, o parnaibano coleciona milhares de viagens ao Delta, único em mar aberto das Américas.

Morais não tem diploma de publicitário, mas sabe vender bem a imagem do Litoral. Antes de partir para qualquer passeio, o empresário faz questão de contar, com riqueza de detalhes, o que o turista vai encontrar pelo roteiro. “Parei de contar as viagens, mas toda semana estou no Delta. Faço isso porque gosto e não trocaria por nenhuma outra atividade”, afirma.

Além do sítio que criou na internet para divulgar os roteiros da agência, Morais Brito posta diariamente no Facebook imagens não só do delta, mas de todo o litoral piauiense. O olhar sensível, característico de um bom fotógrafo, já registrou por diversas vezes a revoada das aves guarás, animais selvagens que habitam as ilhas que cercam o Delta do Parnaíba, além do cotidiano dos nativos.

Cuidando de animais carentes
ONG promove feira para conseguir adoção para animais abandonados (Foto: Arquivo/ONG 7 Vidas)ONG promove feira para conseguir adoção para
animais abandonados (Foto: Arquivo/ONG 7 Vidas)
Preocupados com a saúde e bem-estar dos animais, há três anos a ONG 7 Vidas tem um trabalho na cidade de Parnaíba cujo objetivo é denunciar os casos de maus tratos, conscientizar a população sobre a importância da castração de cães e gatos e com isso evitar o alto número de cães e gaotos abandonados. Por meio do Projeto Castração por Valor Econômico feito em parceria com as clínicas veterinárias e cobrando um valor abaixo do mercado a entidade já castrou mais de 1.500 animais.
Socorro Véras, fundadora da ONG 7 Vidas (Foto: Arquivo Pessoal / Socorro Véras)Socorro Véras, fundadora da ONG 7 Vidas
(Foto: Arquivo Pessoal / Socorro Véras)
A ideia de criar a ONG partiu da servidora pública Socorro Véras, uma parnaibana apaixonada por gatos, mas que deu atenção aos cães, jumentos e até passáros. Desde pequena, ela e a família, já recolhiam animais abandonados e adotava-os. O trabalho ganhou a admiração de algumas pessoas fazem doações por meio de conta bancária e ainda pequenas contribuições nos cofrinhos que a ONG espelha por alguns estabelecimentos comerciais da cidade.

“A ajuda maior vem das doações para casos específicos. Quando precisamos internar alguma animal, postamos no Facebook e pedimos para as pessoas contribuírem indo até a clínica deixar algum valor para abatermos das despesas do animal. Isso tem sido o mais eficiente. Geralmente conseguimos cobrir a metade da dívida das clínicas com essas ajudas”, explica Socorro Véras.

A entidade também promove feiras de adoções e ao longo desses três anos já conseguiu adoção para mais de 500 animais. A mobilização da ONG 7 Vidas já mostra alguns resultados. A Câmara de Vereadores de Parnaíba aprovou o projeto que prevê o programa gratuito para castração de animais e que já foi sancionado pelo prefeito Florentino Neto, mas ainda não foi posto em prática.
Fonte: Globo.com/CBM
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=header

Nenhum comentário: