Powered By Blogger

sábado, 6 de setembro de 2014

MP COMBATE ABUSO DE AGROTÓXICOS NO CEARÁ.

WORKSHOP
Combate ao agrotóxico
No auditório da Procuradoria Geral de Justiça, autoridades participaram do lançamento do Fórum que vai liderar debates sobre o problema
FOTO: ALEX PIMENTEL
Fortaleza. O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) realizaram, ontem, o lançamento do Fórum Estadual de Combate ao uso Irregular de Agrotóxicos. A medida foi exposta ao público durante o workshop "Agrotóxicos e segurança alimentar", no prédio da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), na Capital.
"A proposta do fórum, que será realizado no próximo dia 31 de outubro, é traçar estratégias de controle ao uso de produtos químicos nas lavouras, já que o Brasil é, desde 2008, o país que ostenta a posição de maior consumidor de agrotóxico do mundo", diz a promotora Socorro Brilhante, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MP.
Durante o workshop, a Adagri teve a oportunidade de explicar suas atribuições, que incluem a regulação e a fiscalização das atividades agropecuárias do Ceará. O órgão estadual tem como finalidade elevar a segurança e a competitividade dos produtos cearenses oriundos da agricultura e da pecuária, com base no desenvolvimento de ações integradas desde a fazenda até o consumidor.

O fórum estadual promovido pelo MP-CE faz parte de uma ação nacional, realizada concomitantemente em 10 Estados pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
No Ceará, a iniciativa recebe o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público Federal (MPF), da sociedade civil e dos órgãos de controle ambientais, como a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Ibama. Problemas decorrentes do uso indiscriminado de agrotóxicos em alimentos são acompanhados de perto pelo Diário do Nordeste, por meio de coberturas especiais, inclusive, algumas premiadas em concursos jornalísticos.
Em 2013, a série de reportagem "Viúvas do Veneno" revelou o impacto dos produtos químicos na saúde de trabalhadores do Nordeste, especialmente no Ceará. Durante sete anos, o repórter Melquíades Júnior investigou casos de contaminação e acompanhou, de forma exclusiva, pesquisas científicas pioneiras no País, relacionando o uso de agrotóxicos a diversas doenças, como vários tipos de câncer.
A reportagem foi finalista nacional do Prêmio Esso de Jornalismo e vencedor nacional do Grande Prêmio HSBC de Jornalismo e Sustentabilidade, em São Paulo.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=3101497782386144975

Nenhum comentário: