Powered By Blogger

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

COMO EVITAR O APARECIMENTO DE MANCHAS NA PELE DURANTE O VERÃO.

Escrito por Carla Cruz

Segundo dermatologistas, aos 20 anos de idade, já tomamos cerca de 80% da quantidade de sol que deveríamos durante a nossa vida. Para quem ama praia e gosta de estar em ambientes abertos, mas também se preocupa com a saúde, bem estar e bom aspecto da pele, prevenir é o melhor remédio para evitar o aparecimento ou o aumento de manchas no rosto e em outras partes do corpo. Além do uso contínuo do protetor solar, que deve ser reaplicado a cada duas horas, é preciso tomar alguns cuidados para manter a pele intacta com a chegada do sol mais forte do verão.
Outros fatores, além do sol, influenciam no aparecimento de manchas. Nem sempre o grande culpado pelas marcas na pele é o sol. Apesar de ser o grande responsável pela maioria das manchas, outros fatores também influenciam na saúde da derme. Quando está irritada, a pele aumenta a produção de melanina e escurece partes a partir da produção em excesso de pigmento. Essa irritação pode ser ocasionada devido à acne, depilação ou até mesmo uma esfoliação mais agressiva. 
Outros fatores que podem causar manchas, são os hormônios, que em períodos de gravidez, reposição ou até mesmo em intervalos do uso do anticoncepcional tornam a pele mais exposta a melasma, (marcas castanhas e irregulares concentradas principalmente no rosto, pescoço e colo).
Como evitar o aparecimento das manchas?
Para evitar ou controlar o aparecimento dessas manchas, é preciso manter o equilíbrio da região. Limpar, tonificar e proteger, além de um cuidado maior com o pH da pele. O ideal para cuidar da pele e evitar manchas é usar o sabonete indicado para o seu tipo de pele, aconselhado pela profissional.
Anti-oxidantes também combatem o aparecimento de manchas e conseguem atenuar os efeitos dessas marcas. Produtos à base de vitaminas como a C e E, além de dar viço e luminosidade, estimulam a produção de colágeno. Outros ativos mais tradicionais também combatem a produção intensa de melanina, e produtos adequados dificultam a formação de novos pigmentos. Porém, é preciso cuidado na hora da escolha já que eles podem atrapalhar o tratamento de algumas variações de manchas.

 Antes de usar qualquer produto, é aconselhável consultar um profissional, pois, os produtos utilizados podem não ser os ideais, além disso o mau uso dos mesmos poderá agravar outras situações. Barreiras físicas como óculos (com filtros UV e UVA de excelente qualidade) e chapéus de aba larga evitam as marcas na pele.
Aconselho que os cuidados com a pele sejam os mesmos durante todo o ano e não só nas temporadas mais quentes, até porque a radiação UV no verão é mais intensa, as pessoas se expõem mais, já que o horário de verão contribui para as atividades ao ar livre.

Dicas para atenuar manchas na pele: Para quem já tem algumas manchas e quer diminuir os efeitos na derme, temos de remover as células mortas, hidratar, dar firmeza, suavizar rugas e eliminar algumas manchas.
Existem vários métodos específicos para trata ou até eliminam as mais variadas marcas na pele. O peeling é uma das opções mais conhecidas, não é um tratamento invasivo e nem doloroso, ele dá uma nova textura à pele, estimulando a produção do colágeno. Mas, não fica por ai não hoje em dia existe um leque de tratamentos para diversos casos de marcas e manchas.
Nas próximas semanas, falaremos sobre tipos de peelings, laser e aparelhos que nos auxiliam nessa tortura que causa em nossa pele e na nossa autoestima. 
Por: Carla Cruz – Esteticista, designer de sobrancelha e maquiadora.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=7105014562927029009

Nenhum comentário: