Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MESTRE ANICETO MORRE AOS 82 ANOS EM JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ.

Mestre Aniceto em apresentação no Crato, no dia 22 de abril de 2014
Antônio José Lourenço da Silva, conhecido popularmente como Mestre Aniceto da banda cabaçal Irmãos Aniceto, morreu nesta segunda-feira, 12, aos 82 anos, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC). Ele piorou após ter insuficiência renal e estava internado desde o dia 24 de dezembro no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, 493,4 km de Fortaleza. 

O velório é realizado nesta segunda-feira, 12, nas residência de Mestre Aniceto, no bairro Batateiras, no Crato. O enterro está marcado para esta terça-feira, 13, no Cemitério Público do Crato. 

A banda Irmãos Aniceto foi formada no século XIX, com o agricultor José Lourenço, posteriormente chamado Mestre Aniceto. Descendente de índios do Cariri, ele transferiu seus conhecimentos para os filhos e o grupo já está na terceira geração. 


O nome cabaçal refere-se aos tambores confeccionados de pele de bode estirada sobre cabaças. As músicas são inspiradas no trabalho no sertão cearense e os integrante mantêm a tradição de fazer os instrumentos com peles de bode ou carneiro e tabocas.
Ao todo, Os Irmãso Aniceto lançaram três álbums: em 1978, patrocinado pelo Ministério da Educação e Cultura; em 1999, produzido pela Cariri Discos em parceria com a Equatorial Produções; e em 2004, intitulado Forró no Cariri, tendo como produtores as mesmas empresas do álbum anterior.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário: