Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de maio de 2015

FALTA VACINA NO 1º- DIA DE CAMPANHA EM FORTALEZA-CE.

GRIPE

Image-0-Artigo-1847047-1

Conforme a SMS, houve um problema de logística na distribuição do medicamento, que foi resolvido ao longo do dia
FOTO: FABIANE DE PAULA




O primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe em Fortaleza foi marcada pela falta de vacinas em postos de saúde da cidade. No Centro da Capital, o Posto de Saúde Paulo Marcelo, uma das unidades com imunizações disponíveis, teve de enfrentar a grande demanda de pessoas, vindas, em grande parte, de outros bairros à procura do medicamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve um problema de logística na distribuição das vacinas, que foi resolvido ao longo do dia.
A meta da mobilização, no Ceará, é alcançar, no mínimo, 80% do público-alvo, que corresponde a cerca de 2 milhões de pessoas. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a imunização deve proteger a população contra três subtipos diferentes do vírus da gripe. Mas apesar da ampla cobertura, o órgão alerta que o medicamento não terá efeitos de prevenção contra a nova virose registrada em Fortaleza nos últimos meses.

Conforme Ana Vilma Leite, coordenadora de imunizações da Sesa, durante a campanha, os postos de saúde cearenses disponibilizarão a vacina Influenza Trivalente, que protege da Influenza A (H1N1) - conhecida como gripe suína - Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Esta última, como explica a médica, é considerada o tipo de gripe mais comum no Brasil, entretanto, todas apresentam os mesmos sintomas, como febre, coriza, tosse, dor de garganta e dor muscular.

Nenhum comentário: