Powered By Blogger

sábado, 9 de maio de 2015

FESTA DE DIA DAS MÃES EM CRECHE TEM 120 VÍTIMAS COM SUPOSTA INTOXICAÇÃO.


Pais e alunos passaram mal após ingestão de bolo de chocolate e suco.
Secretaria Municipal da Saúde enviou amostras dos alimentos para análise.

Do G1 Ribeirão e Franca
Uma festa para a comemoração antecipada do Dia das Mães em uma creche de Pontal(SP) acabou com 120 pessoas internadas na Santa Casa município na noite de sexta-feira (8). A suspeita é de que pais e alunos tenham tido uma intoxicação alimentar após ingerirem bolo de chocolate e suco de morango oferecidos na festa. Todos os pacientes foram medicados e posteriormente liberados.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que recolheu amostras dos alimentos e as enviou para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). O resultado dos exames deve sair em 30 dias.
A dona de casa Jucélia Marcelino dos Santos acompanhou o filho de 6 anos na confraternização. Ela conta que o menino começou a passar mal no final da tarde, poucas horas depois do evento escolar.
"Teve vômito e depois começou a obração (sic). Levei ao hospital, o médico examinou e disse para tomar um soro. (...) Depois mais crianças apareceram. Mães, avós e adolescentes, tudo com o mesmo sintoma. Eu acho que é o bolo. Meu filho comeu o bolo e tomou o suco. É um perigo. Agora a gente quer a resposta", diz.

A diversão também virou transtorno para a dona de casa Edith Fidélis Pereira, que foi à creche para comemorar o Dia das Mães com o neto. Tanto ela quanto a criança tiveram vômito e diarreia depois de comer.
Pais e alunos passaram mal após participarem de confraternização em escola de educação infantil em Pontal (Foto: Sérgio Oliveira/EPTV)Pais e alunos passaram mal após festa em escola
(Foto: Sérgio Oliveira/EPTV)
"Nós comemos tudo, estava gostoso. Eu comi quatro pedacinhos [de bolo], meu neto comeu só um. Quando chegou em casa, meu neto começou a vomitar e ficar mole. Minha filha o levou ao hospital. Depois meu estômago começou a embrulhar. Deu dor de barriga, e fiquei passando mal sem saber o que era. Depois ouvi falar que todo mundo estava indo para a Santa Casa", afirma.
Segundo o administrador da Santa Casa, Luciano Stroppa, o diagnóstico dos pacientes atendidos foi o mesmo. As 120 pessoas que deram entrada no hospital com diarreia e vômito provavelmente tiveram intoxicação alimentar.
"Algumas pessoas disseram que sentiram um suco que foi servido azedo. Algumas disseram que foi o bolo. Assim que tomamos conhecimento do fato, acionamos a Vigilância Sanitária e nossa retaguarda para dar atendimento a todas as pessoas. O que ouvimos é que todos que tiveram esse problema estavam participando dessa mesma confraternização das mães", diz.
Análise
O secretário municipal de Saúde de Pontal, Adib Damião, informou por telefone que a Vigilância Sanitária recolheu amostras do bolo e do suco servidos na creche e as enviou para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. De acordo com ele, o resultado dos exames deve sair nos próximos 30 dias.

Nenhum comentário: