Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de junho de 2015

CHUVA AJUDA E PRODUTORES DE SERGIPE COMEMORAM A SAFRA DO MILHO VERDE.


Este ano, a ajuda do céu foi melhor que a esperada.
Produção é boa e garante as comemorações de São João.

Do Globo Rural

Em Sergipe é tempo de colheita de milho, do milho verde. Os produtores esperam uma boa safra para animar as festas juninas.
O agricultor Adagildo Santos chega a sumir no meio do milharal, sinal de que a plantação de 1,5 hectare de milho verde cresceu a tempo para a data mais esperada do ano.
Em um assentamento rural em Canindé de São Francisco, no sertão de Sergipe, o milho é a principal cultura para quase 300 agricultores. José Aparecido de Oliveira ficou com um olho na lavoura e outro no céu. Ele plantou um hectare de milho no dia de São José, 19 de março, apostando na tradição.
Em Canindé de São Francisco, muitos agricultores usam a irrigação para produzir, mesmo com a seca, só que esse ano, choveu bastante, mais do que se esperava, e o sistema ficou boa parte do tempo desligado. A terra está molhada e a plantação dá gosto de ver.

Os produtores de outro assentamento esperam colher 450 toneladas de milho. Manoel Borges rezou, acreditou e decidiu aumentar a área plantada e o milho despontou, como dizem por lá.
Com essa fartura, Manoel já vendeu tudo, antes mesmo de colher, e pelo dobro do preço do ano passado. Cada espiga saiu a R$ 0,40. Agora, o agricultor só quer mesmo comemorar e agradecer. “Eu vou me sair bem na roça, com fé em Deus, e minha família vai chegar de São Paulo para comemorar junto e dançar o forró de São João”, diz, animado.
Sergipe deve colher 790 mil toneladas de milho de acordo com o IBGE, um crescimento de 4% em relação a 2014.

Nenhum comentário: