Powered By Blogger

domingo, 25 de março de 2012

AS MUDANÇAS DO CAPEONATO CEARENSE PARA 2013.

Cearense 2013 terá nova fórmula, com duas fases
Segundo Mauro Carmélio, serão dois minicampeonatos para adequar o calendário à Copa do Nordeste
23 de março de 2012 | 12:33
  0

Mauro Carmélio ressaltou que mudanças são respaldadas
pelo Estatuto do Torcedor / Foto: Divulgação/FCF

 
Tarik Otoch, do CNews
Muda tudo para 2013. Após sofrer alterações em seu sistema de disputa em 2012, o Campeonato Cearense vai mudar de novo no ano que vem. Ao contrário de turno único com jogos de ida e volta e fase final com semifinais e finais, haverá dois campeonatos em um só.
 
A palavra é do presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio. É que a FCF está adaptando o torneio à Diretriz Técnica da Copa do Nordeste de 2013, divulgada nesta sexta-feira (23) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
O novo formato foi proposto pela própria CBF, pois o Nordestão acontecerá simultaneamente aos campeonatos estaduais, começando em janeiro. E, de acordo com Mauro Carmélio, a proposta será, sim, executada no Cearense 2013.
 
Novo sistema
 
Serão dois minicampeonatos para que seja decidido o vencedor. Na 1ª fase, campeão e vice de 2012 estarão na Copa do Nordeste e não participarão. Assim, 9 clubes vão disputar entre si, com o limite máximo de 12 jogos cada, em respeito ao calendário da CBF. 
 
Destes, 4 ou 6 clubes se classificarão para a 2ª fase, onde entrarão os 2 participantes das Copa do Nordeste, totalizando o máximo de 8 times em disputa pelo título. Mauro Carmélio diz ainda não ter decidido quantos times serão nesta fase, se seis (4+2) ou oito (6+2). O que está certo é que esta etapa terá apenas 11 datas para jogos, também por adequação ao calendário da CBF.
 

 Arte: Tarik Otoch
 
Estatuto do Torcedor
 
Questionado sobre a legalidade da alteração com menos de dois anos da reformulação do Cearense (que teve novo modelo este ano), Mauro Carmélio disse que o caso é respaldado pelo Estatuto do Torcedor.
 
- Quando a Federação recebe orientação superior, pode ser mudado sem problema junto ao Estatuto do Torcedor. Pois é o calendário brasileiro que vai mudar.
 
De fato, há previsão na lei. Veja o que diz o Estatuto:
 
Art. 9º -  É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início.
 
§ 5º - É vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva, salvo nas hipóteses de:
 
I - apresentação de novo calendário anual de eventos oficiais para o ano subseqüente, desde que aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte – CNE;
 
II - após dois anos de vigência do mesmo regulamento, observado o procedimento de que trata este artigo.
 
Calendário
 
Os limites de 12 datas para a 1ª fase e 11 para a 2ª são impostos pelo calendário da CBF, que disponibiliza 23 dias de jogos para os campeonatos estaduais. Segundo a Confederação, a realização da Copa do Nordeste só seria possível ocupando parte dessas vagas, no caso, as 12 primeiras datas. E seria inviável a participação dos times em ambos os campeonatos simultaneamente, por isso, foi proposta a alteração nas fórmulas dos estaduais.
  fonte cwens/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: