Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de março de 2012

SÃO JOSÉ:PADROEIRO DO CEARÁ TERÁ PROGAMAÇÃO RELIGIOSA E SOCIAL.



Católicos reverenciam São José, o santo padroeiro do Ceará, em 19 de março. No feriado estadual, uma extensa programação será realizada pela Arquidiocese de Fortaleza.


São José é lembrado na Catedral Metropolitana, Aquiraz, Parque Potira, Lagoa Redonda, Olavo Oliveira, Dendê, Maracanaú, Paramoti, Itapery, Messejana, Nova Assunção, Álvaro Weyne, Barroso II, Edson Queiroz, Santa Fé, na Barra do Ceará e em outras comunidades. O pároco da Catedral, Padre Clairton Alexandrino, falou à ABN sobre a devoção do cearense católico ao santo.

A tradição dos católicos cearenses reverenciarem o santo vem desde quando Aquiraz foi a primeira capital do Ceará (de 1713 a 1726) e escolheu São José como padroeiro. Depois que a capital foi transferida para Fortaleza, “o santo passou a ser automaticamente o padroeiro de todo Estado”, explica Padre Clairton.

No Ceará, principalmente no sertão, o dia de São José – 19 de março – é aguardado com muita expectativa. Existe a crença que se chover nesse dia vai haver bom inverno. O Padre Clairton lembra que essa tradição popular começou porque no período dos festejos de São José sempre chove, graças a passagem do equinócio quando há mudança de estação no hemisfério sul, possibilitando maior incidência de chuvas.

Mas vale pedir chuva ao santo? “Os santos são nossos intercessores junto de Deus, nada impede que apresentem nossas necessidades. Continua válida esta fé no poder do santo alcançar a graça de um bom inverno para que haja fartura na mesa de nossos irmãos”, diz o Padre.

Esposo de Maria e pai terreno de Jesus, São José é, conforme o Padre Clairton, “ um exemplo de quem sabe ouvir e praticar a palavra de Deus. Não exige provas, mas se abandona totalmente ao que Deus lhe propõe. Esta sua absoluta confiança não lhe causou decepção mas a certeza de que é feliz quem a Deus se confia, como diz o salmista.”

Programação

Na Catedral Metropolitana de Fortaleza desde o último dia 10 acontece a festa que este ano tem com tema “Com São José, cuidemos da saúde”. Até o próximo dia 18, os fieis podem participar às 18h30min de novena e missa. Durante toda a semana haverá também confissão das 9h30min às 12h.

No dia 19 de março, data oficial de São José, a programação na Catedral começa às 8h30min, com a missa dos enfermos. Às 10h, tem a missa dos Josés; às 12h, missa e consagração das crianças e adolescentes a Nossa Senhora; às 16h, missa das famílias, seguida da procissão de São José, a partir das 17h. No encerramento da festa, o arecebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, preside concelebração a partir das 18h30min. Informações (85) 3231 4196, na secretaria.

Em outras paróquias de Fortaleza, os festejos por São José também já começaram e prosseguem até o dia 19, como missas, novena, procissões, confissões e promoções sociais, como quadrilhas, quermeses e bingos.

Fonte: Agência da Boa Notícia
  /camocim belo mar blog

Nenhum comentário: