Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de abril de 2012

JOGOS COM PREJUÍZO NO CEARENSE CHEGAM A QUASE 40% DA COMPETIÇÃO.



Em 2012, cerca de 39% dos jogos da 1ª divisão da competição deram prejuízo. Média de torcedores nos jogos vem caindo desde 2009

P
Tiradentes x Guarany de Sobral pelo Campeonato Cearense de 2012 (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Tiradentes x Guarany de Sobral, no PV, foi um dos 52 jogos que ficaram no vermelho neste Estadual
(Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
Pagando para jogar. É isso que ocorre com alguns clubes da 1ª divisão do Campeonato Cearense. Com rendas negativas e pouco público em seus jogos na competição, a maioria dos times estão “pagando para jogar”. O GLOBOESPORTE.COM/CE pesquisou todos os borderôs do Estadual até as duas primeiras partidas das semifinais e atestou que as rendas dos jogos de 2011 e 2012, apesar de mudanças no formato da competição, continuam com praticamente o mesmo saldo negativo.
Neste ano, até o momento, cerca de 39% dos jogos do campeonato tiveram renda negativa. Uma diminuição pouco significativa em relação ao ano de 2011, que obteve cerca de 42% dos jogos com prejuízo para os times mandantes. Tiradentes e Trairiense foram os 'campeões' de jogos negativizados. Na cola, vêm Ferroviário e Horizonte.
A Federação Cearense de Futebol (FCF) acredita que é preciso incentivar os torcedores para conseguir contornar o problema de baixo comparecimento nos jogos.
- Precisamos incentivar os torcedores a comparecerem nos jogos. A gente está buscando outras alternativas para que exista uma motivação para que o torcedor passe a frequentar com mais assiduidade as competições - declara Josimar de Carvalho, diretor de competições da FCF.
Além de levar mais torcedores para as partidas, a FCF aposta na diminuição do número de clubes participantes da 1ª Divisão do Campeonato Cearense para resolver essa questão. Em 2014, apenas dez clubes participarão da elite do futebol cearense. Com isso, o número de jogos com rendas negativas deve diminuir. Pelo menos, é que avalia a FCF.
- A tendência, quando diminuir o número de clubes, é que essa porcentagem negativa diminua. Seguramente esse número vai diminuir com essa mudança no formato da competição - afirma Marcos Augusto, secretário-geral da FCF.
Média de público
Nos últimos quatro anos, a média de público que compareceu aos jogos vem caindo consideravelmente. A maior queda foi entre o ano de 2009 e 2010, quando a média de 4.131 torcedores caiu quase pela metade: 2.723 torcedores por jogo.
Um fator que pode ter influenciado a queda da média foi a mudança do número de participantes da 1ª Divisão do Campeonato Cearense, que passou de dez times para apenas doze.
A diferença de 2010 para 2011 é menor. Porém, a média continuou a cair: 2.723 para 2.483. Para este ano, a Federação Cearense de Futebol acredita que haverá um aumento. Com quatro jogos para o final do campeonato, Marcos Augusto aposta que é possível chegar à média de 2.700 torcedores por jogo.
Reforma nos estádios
Outro fator que leva a esses números baixos de público nos estádios é a reforma dos estádios . Em 2011, o Castelão fechou para reforma, visando a Copa do Mundo de 2014. E, com isso, os grandes clássicos tiverem que ser disputados no Estádio Presidente Vargas.
- Isso não só acontece no futebol cearense. Os grandes eventos esportivos tiveram uma baixa com a reforma do Castelão para a Copa do Mundo. Um local que comporta 50 mil pagantes está parado e estamos perdendo público em jogos de clássico colocando apenas 19 mil pagantes. Isso reduz a porcentagem de público nos estádios - afirma Josimar de Carvalho.
Porém, é preciso levar em conta que esses jogos com grande público aumentam somente a média de torcedores por jogo, mas não excluem os números de rendas negativas dos jogos da competição. Uma vez que, a maioria dos jogos que possuem saldo devedor são de times que não protagonizam estes clássicos.
Além disso, Ceará e Fortaleza são os únicos dois clubes da 1ª divisão do Cearense que não obtiveram jogos, em 2012, com prejuízo.fonte G1 CE/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: