Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SÉRIE B-CEARÁ QUER O BATE E VOLTA.



A partir de amanhã, 20 times iniciam a disputa da Série B, que promete equilíbrio por uma vaga na elite em 2013


Uma passagem relâmpago. Assim que a diretoria e a torcida alvinegra esperam que seja a trajetória do Ceará na Série B. O gosto por disputar a Série A nos últimos dois anos continua vivo entre os alvinegros, que esperam saciá-lo em 2013 e garantí-lo em 2014, centenário do clube.

Mas para estar pelo menos entre o quatro primeiros colocados, que garantem uma vaga no paraíso do Brasileirão, a tarefa promete ser das mais difíceis para o bicampeão cearense. Isso porque, embora na edição deste ano não haja nenhum "bicho-papão" do futebol brasileiro, como Vasco, Corinthians, Palmeiras ou Grêmio, entre outros, que já "passearam" pela Série B, times tradicionais na competição e de estrutura despontam como favoritos ao acesso e principais ameaças ao projeto do Alvinegro. Atlético Paranaense, Vitória e Goiás podem ser considerados os times mais fortes, sejam por estrutura ou cotas de TV.

Ainda que os dois rubro negros tenham perdido as finais de seus estaduais - o Goiás foi a exceção - o trio mostrou força ao superar três gigantes da Série A na Copa do Brasil - Cruzeiro, Botafogo e Atlético/MG - competição na qual ainda estão vivos nas quartas de finais. Em outro escalão estão outros clubes, em um patamar mais próximo ao do Ceará. Avaí, América/MG, Guarani e Bragantino, todos com belas campanhas nos Estaduais. O Avaí foi campeão com autoridade, vencendo duas vezes o rival Figueirense - hoje na Série A. América/MG e Guarani também surpreenderam os favoritos Cruzeiro e Palmeiras, chegando ao vice em seus respectivos estaduais. Já o Bragantino foi finalista do torneio paulista do interior.

Bem abaixo destes oito clubes de mais destaque, estão aqueles que parecem fadados ao meio da tabela - ABC/RN, América/RN, Criciúma, Paraná e Barueri - e à disputa contra o rebaixamento. Já os alagoanos ASA e CRB, o Guaratinguetá (rebaixado para A-2 paulista), e o Ipatinga (eliminado no Módulo II do Mineiro), além de São Caetano, Boa Esporte e Joinville, tiveram campanhas pálidas no Estadual.

Estrelas
Se a Série B não tem as estrelas que desfilam seu talento no Brasileirão, como Neymar, Ganso, Lucas, Ronaldinho Gaúcho, Fred e Leandro Damião, a Segundona conta com nomes de destaque no cenário nacional, que dão um brilho à competição.

Jogadores como o goleiro Fernando Henrique e o atacante Mota, do Ceará, o atacante Neto Baiano, do Vitória, o meia Cléber Santana, do Avaí, Fumagalli do Guarani/SP e os experientes Iarley, do Goiás, Paulo Baier, do Atlético/PR, Marcelinho Paraíba, do Barueri, Giovanni, do Vitória, Gilberto e Fábio Júnior, do América/MG, além das promessas Romarinho, do Bragantino, Rodriguinho, do América/MG, Ricardo Goulart do Goiás, entre muitas outras que devem despontar rapidamente. Muitos deles podem chamar a atenção dos clubes da Série A e logo se transferirem para a elite do futebol brasileiro.

O goleiro Fernando Henrique, do Ceará, destaque do time na Série A em 2011, continuou no clube para a disputa da Série B sem problemas. "Não vejo jogar a Série B como um demérito. Permaneci no Ceará pela grandeza do clube e da torcida. A competição é organizada, com grandes clubes, grandes jogadores e todo mundo gosta de disputar", finalizou o camisa 1 do Vovô, candidato a ser um dos destaques do campeonato.

Acesso e descenso - 4 Clubes serão premiados com acesso à Série A ao ocuparem as quatro primeiras posições, enquanto os quatro últimos serão rebaixados para a Terceirona

REPÓRTERVLADIMIR MARQUES/fonte DN/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: