Powered By Blogger

terça-feira, 10 de julho de 2012

CORPO DO DOM EUGENIO SALES CHEGA À CATEDRAL DO RIO DE JANEIRO.


Caixão foi levado pelo caminhão dos bombeiros, seguido por comboio.
Religioso morreu às 22h30 desta segunda, aos 91 anos, após sofrer infarto.

Corpo de dom Eugenio chega à Catedral do Rio (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
Corpo de dom Eugenio chega à Catedral do Rio (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
O corpo do cardeal dom Eugenio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, chegou por volta de 12h desta terça-feira (10) à Catedral Metropolitana, no Centro, onde será velado. O caixão foi levado pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, seguido por um comboio. Ao chegar à catedral, ele foi recebido por uma salva de palmas e pela banda da Polícia Militar. Uma pomba, que simboliza a paz, pousou sobre o caixão no momento em que foi solta.
Os fiéis já aguardavam do lado de fora desde a manhã. O caixão foi recebido pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes e pela arcebidso do Rio, dom Orani Tempesta, que às 12h30 celebrava missa. Sobre o caixão, foi colacado uma bandeira do Brasil.Dom Eugenio de Araújo Sales morreu às 22h30 desta segunda-feira (9), aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa.
Pomba, que simboliza a paz, pousa sobre caixão (Foto: Rodrigo Vianna/G1)Pomba, que simboliza a paz, pousa sobre caixão (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
A Polícia Militar executou o Hino Nacional e a Marcha Pontifícia. Por um tapete vermelho estendido na porta da igreja, o caixão foi levado por homens do Corpo de Bombeiros até a porta do templo.
Por volta das 10h30, os fieis começaram a chegar à Catedral para participar da cerimônia. Segundo a moradora de Vila Isabel Ieda Duque Accioli, dom Eugenio fará muita falta à Igreja. “Ele era um cardeal muito participante. Deu a vida dele pela Igreja. Era muito carismático. Vai fazer falta. Era uma pessoa fechada, mas de muito bom coração”, afirmou a fiel. Já Maria de Fátima Moreira Santo, que vai todos os dias à igreja, nesta terça resolveu ir assistir à missa na Catedral para prestar uma última homenagem ao cardeal.
Fieis chegam à Catedral para assistir missa (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Fieis chegam à Catedral para assistir missa
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
De acordo com o monsenhor Aroldo Ribeiro. após a Missa Exéquia que será celebrada por dom Orani, o corpo de dom Eugênio ficará exposto para que os fiéis possam se despedir do arcebispo emérito do Rio.

Depois disso, o corpo será levado para a capela, onde será feita uma vigília durante toda a noite. "Às 6h, voltam a ser celebradas missas a cada duas horas, até o momento do enterro, na cripta, no subsolo da catedral. Ele será enterrado logo após a missa de corpo presente", explicou monsenhor Aroldo.
Segundo o pároco, dom Eugênio, sempre à frente da igreja, foi um homem sempre presente como líder nas causas sociais e também nas dimensões políticas.

"Ele tinha um senso de misericórdia e entendia muito bem o que se passa com o homem. Ao mesmo tempo sempre firme em suas ações e sensível e discreto. Um homem de Deus e da igreja, que agia muito mais quando estava em silencia. Não era um falastrão", relembrou o pároco, que foi ordenado por D. Eugênio há 25 anos.
fonte:G1 RJ/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: