Powered By Blogger

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CULINÁRIA NORDESTINA ATRAI CLIENTELA NO CARIRI-CEARENSE.



Juazeiro do Norte Há cerca de dez anos, no Cariri, foram instalados restaurantes que oferecem alimentação típica da culinária nordestina. O segmento vem alcançando um crescimento significativo no que se refere ao número de clientes fidelizados e infraestrutura dos estabelecimentos comerciais. Mas, neste ponto, não poderia ser diferente, já que a região recebe, periodicamente, um grande fluxo de turistas, muitos destes, romeiros que vem em busca de apreciar a cultura local como um todo, desde as práticas religiosas aos hábitos alimentares. Para atender à demanda, os locais que servem comida caseira estão investido na qualidade dos produtos utilizados e na qualificação dos profissionais.

Dispondo de uma variedade de sabores, os restaurantes que oferecem pratos regionais conquistam a fidelidade dos consumidores, sejam moradores locais, turistas e romeiros FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA


Devido à expansão do setor, o Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e Sebrae vem desenvolvendo ações de capacitação de gerenciamento dos negócios, além de atividades de aperfeiçoamento dos colaboradores empresariais da gastronomia. O objetivo é proporcionar o melhoramento dos cardápios, manejo dos alimentos, atendimento e da gestão. Até agora, cerca de 76 empresas estão aptas a atuar, de acordo com as orientações.

Na região, a evolução mais significativa no segmento da culinária, segundo o Sebrae, ocorreu nos últimos dois anos e foi provocada pelo desenvolvimento econômico e pela atração de novas empresas e investidores. Hoje, a instituição irá reunir os membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) e empresários do setor para elaborar um planejamento coletivo e discutir as necessidades das empresas. Um dos alvos é a carência de capacitação da mão-de-obra.

Com um cardápio variado, que disponibiliza mais de 25 iguarias, o restaurante Coisas do Sertão, que funciona em Juazeiro do Norte, chega a atender, aproximadamente, 500 pessoas diariamente. O local tem como diferencial, a ornamentação que é baseada nas fazendas, além da predominância dos pratos tradicionais da culinária nordestina. Como todas as delícias dos temperos presentes na buchada, galinha caipira, carne de sol, queijo coalho e no baião de dois, que são os mais procurados. Todos os ingredientes são frutos da agricultura familiar, produzidos em municípios do Cariri. A proximidade com os fornecedores proporciona agilidade na preparação da comida, que também pode ter a leveza dos legumes. No estabelecimento, há opções light, para os clientes que optam pela alimentação menos calórica, sem agrotóxico e com sabor natural.

Entre cozinheiras e administradores, o Coisas do Sertão emprega cerca de 20 colaboradores. As receitas são inspiradas na alimentação do homem sertanejo e nos produtos da agricultura nordestina. Para fundir o rural com o urbano e dar um diferencial no sabor da comida, o comerciante José Humberto Martins teve a ideia de criar um ambiente rústico e nele inserir objetos que remetem ao clima das fazendas. Os pratos são cozidos em fogo à lenha e os temperos são naturais. No Coisas do Sertão, os clientes podem saborear as opções alimentícias e passear pela história nordestina. No estabelecimento foi montado um mini museu, onde estão expostas diversas peças antigas, como potes, palmatórias, fotografias de famílias, carros de boi, moinhos e prensas de mandioca. O ambiente aberto, induz os frequentadores a relembrarem o passado e contarem fatos que marcaram suas vidas. O local já tornou-se ponto de encontro.

Ampliação
Após fidelizar a clientela regional no Cariri, José Humberto planeja ampliar a atuação do Coisas do Sertão no Ceará. No momento, os investimentos estão sendo na expansão das instalações. Já nos próximos seis meses haverá filiais em Fortaleza e em Aquiraz, mas especificamente na praia do Porto das Dunas. Inicialmente, mais 12 funcionários serão contratados e treinados para oferecer os serviços. O novo projeto terá capacidade para receber mais de 600 pessoas por filial. A meta da empresa é atender também as clientelas de Recife, Natal e João Pessoa. O comerciante avalia que no segmento o mercado está vivenciando um bom momento. "O ramo de serviços está crescendo. Para se manter nele é preciso apenas ter um diferencial que possa atrair e fidelizar os clientes. No consumo de alimentação há espaço para os diversos tipos de comidas, desde as regionais às estrangeiras", revela.

Já na Churrascaria Alpendre, que atua no mercado regional há mais de 20 anos, os clientes podem encontrar o tradicionalismo nordestino mesclado ao da cultura do Sul do País. Na casa, o baião de dois e a galinha caipira fundem-se com os churrascos. Para contemplar um número maior de consumidores, a empresa tem três linhas de atendimento, a delivery, balcão e mesas. O estabelecimento é aberto dia e noite e por ele passam cerca de 1.500 pessoas, diariamente.

Para incrementar o leque de serviços e acompanhar as tendências do segmento, a churrascaria está realizando uma série de investimentos, entre eles, a aquisição de maquinários de limpeza, frituras e fogões. Além da qualificação do quadro de funcionários. Atualmente, 12 cozinheiros frequentam cursos para a elaboração de novos pratos.

FIQUE POR DENTRO
Receita de como fazer um baião de dois
De acordo com a cozinheira Jane Félix de Oliveira, para preparar um bom baião de dois molhado é necessário ter boa vontade e a quantidade certa de ingredientes como um quilo de arroz, 500 gramas de feijão verde e de nata, meio litro de leite de gado, 200 gramas de queijo coalho ralado, sal, vinagre e água. O modo de fazer é prático. Aos dois litros de água já fervendo, adiciona-se a porção de sal à gosto e uma colher de sopa de vinagre. Depois, coloca-se o feijão. Espera uma média de 15 minutos, acrescenta o arroz e aguarda o cozimento. Após retirar o alimento do fogo, inclui o leite, a nata e o queijo ralado. Pronto, é só misturar e servir. A receita rende dez porções.

Mais informações:
Coisas do Sertão. Endereço: Av. Padre Cícero,3018; Telefone: (88) 3571.7676/ Churrascaria Alpendre
Endereço: Avenida Castelo Branco,38, (88) 3571.3798
fonte:DN Online/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: