Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A ESTIAGEM PROLONGADA AMEAÇA MAIOR PROJETO DE PISCICULTURA DO PIAUÍ.

O volume de água da Barragem de Bocaina já reduziu em 70%.
Produção de peixe caiu pela metade em cooperativa da região.



 A seca ameaça o maior projeto de piscicultura do Piauí. O volume de água da Barragem de Bocaina, na região Sudeste do estado, já reduziu em 70% e a produção de peixe caiu pela metade.
O reservatório da barragem tem capacidade para 106 milhões de litros de água, mas acumula menos de 35% desse total. Com a estiagem prolongada, 40 criadores de uma cooperativa que mantém 700 tanques para a produção de tilápias, estão sendo obrigados a reduzir pela metade a quantidade de peixes por tanque.
Segundo o lavrador Raimundo José da Rocha, que mora há 20 anos na região, a barragem nunca esteve tão seca. "É o primeiro ano que estou vendo desse jeito. O nível da água baixou demais", diz.
O presidente da Cooperativa Aquícola Regional de Picos (Coap), Francisco José da Luz, conta que a cada dia que passa a água da barragem fica mais baixa. "Isso comprometido a oxigenação e também eleva a temperatura, visto que nossos tanques estão na superfície da água. O problema faz com que os peixes não tenham aptidão para se alimentar, acarretando prejuízos."
A redução na produtividade da cooperativa também adiou um sonho antigo dos piscicultores. Por falta de matéria prima, ainda não há previsão para a abertura da 'Unidade de Beneficiamento de Pescado'. A indústria tem capacidade para beneficiar duas toneladas de pescado por dia, mas atualmente o que toda região produz não chega a metade.
"O piscicultor de semiárido piauiense sofre igual ao criador de gado e ao cajucultor. E mais ainda, porque para se criar peixe tem que ter água", lamenta Luz.fonte:g1 Pi/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: