O jornalista Sylvio Costa participou do debate sobre corrupção. Foto: TV Jangadeiro
O jornalista Sylvio Costa participou do debate sobre corrupção. Foto: TV Jangadeiro
TV Jangadeiro ganhou destaque nacional com o programa Ideia Jangadeiro, exibindo um debate sobre corrupção no dia 18 de dezembro. O fundador e diretor do Congresso em Foco, jornalista Sylvio Costa, foi o convidado principal da discussão e ressaltou a importância do tema para a sociedade brasileira e para o Ceará, por ser “um dos principais estados do Nordeste”.
“O programa tratou de uma questão fundamental na sociedade brasileira: a corrupção. Nas últimas décadas conseguimos sair de uma situação de super inflação, conseguimos melhorar na questão da concentração de renda. Nisso avançamos bastante, mas na corrupção não estamos bem”, explicou.

Além disso, o jornalista considerou o Ideia Jangadeiro como um programa único e de grande importância. “É um caso único de debate em rede de TV comercial exibido em horário nobre. È uma raridade no Brasil. Fiquei muito satisfeito de ter participado”, afirmou.
Ideia Jangadeiro
O programa (clique aqui para assistir) exibiu um vídeo apresentando o trabalho realizado desde fevereiro de 2004 pelo Congresso em Foco. Logo depois, colocou em discussão o tema da corrupção. O debate teve a participação do promotor de justiça Ricardo de Lima Rocha; do professor e pesquisador Francisco Horácio Frota, coordenador do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará; de Gleydson Alexandre, procurador do Ministério Público de Contas no Tribunal de Contas do Ceará; e do jornalista Sylvio Costa, fundador e diretor do Congresso em Foco, sendo o convidado principal.
Os quatro defenderam a ideia unânime de que o Brasil só conseguirá reduzir expressivamente a corrupção e as más práticas na administração pública quando os cidadãos exercerem com maior vigor o papel de fiscalização das autoridades.
Repercussão mundial
No dia 17 de dezembro, o Congresso em Foco foi pauta no jornal The Washington Post, que ganhou reputação mundial nos anos 1970 ao revelar caso de espionagem ilegal que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon,
Congresso em Foco
O Congresso em Foco é um site jornalístico que faz uma cobertura independente e exclusiva do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos da capital federal. O objetivo é de auxiliar o leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos, contribuindo para melhorar a qualidade da representação política no país.
*Com informações do Congresso em Foco
fonte:jangadeiro online/camocim belo mar blog