Powered By Blogger

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PREFEITURA DE FORTALEZA-CE PROMETE FISCALIZAR BOATES E CASAS DE SHOWS.


Levantamento é realizado pelas Secretarias Executivas Regionais.
Fiscalização vai contar com a participação do Corpo de Bombeiros.

Setenta e duas horas é o prazo que as seis Secretarias Executivas Regionais (SERs) e a Secretaria Especial do Centro de Fortaleza dispõem para fazer um levantamento das boates e casas de shows de cada área, a partir dos alvarás de funcionamento expedidos para que sejam avaliadas as condições de funcionamento desses estabelecimentos. De acordo com a secretária, o a equipe de fiscalização do Corpo de Bombeiros conta com apenas seis pessoas.
A informação foi dada nesta segunda-feira (28) pela titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, durante reunião com representantes das SERs e do Corpo de Bombeiros. A iniciativa se deu por causa da tragédia em Santa Maria (RS), quando uma boate pegou fogo deixando pelo menos 231 pessoas mortas e mais de 100 feridas, na madrugada deste domingo (27).

Segundo a secretária, a partir desse levantamento será elaborado um plano e cronograma de vistorias, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para que sejam realizadas fiscalizações do funcionamento e equipamentos de segurança dos locais, a fim de garantir maior segurança aos frequentadores desses estabelecimentos. As vistorias vão ser realizadas pelos fiscais das SERs e do Corpo de Bombeiros.
Durante a reunião, foi elaborado um "check-list" que servirá de parâmetro para as equipes de fiscalização. Em caso de irregularidades, a casa é notificada e é dado um prazo para a regularização. Se não for cumprida a determinação o estabelecimento pode ser multado e até ter o alvará de funcionamento cassado.De acordo com o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Leandro, além do alvará de funcionamento, boates e casas de show devem ter um plano de segurança aprovado pelo Corpo de Bombeiros. "Nesse plano devem contar saídas de emergência - em número suficiente e determinado pela capacidade da casa - com sinalizadores e portas destravadas e que devem abrir para fora, além de extintores de incêndio visíveis ao público".
De acordo com o cronograma da secretaria, na quinta (31 de janeiro) e na sexta-feira (1º de fevereiro) vão ser realizadas as vistorias nos estabelecimentos levantados. A Seuma ficou de ceder um fiscal seu para cada Regional, a fim de ajudar nestas vistorias. Para a Secretaria Regional do Centro (Sercefor), vão ser cedidos 10 fiscais da Seuma, já que esta é uma área de maior complexidade, devido a vários bares e boates funcionando em prédios antigos.
Na segunda-feira (4) será realizada nova reunião na Seuma, às 15h para apresentar um balanço da operação.fonte:G1 Ce/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: