Powered By Blogger

domingo, 10 de março de 2013

'FICO TRANQUILA' DIZ MÃE EM MS SOBRE USO DE PULSEIRAS EM ADOLESCENTES.



Por determinação judicial, jovens só podem sair sozinhos com a identificação.
Medida, publicada no mês passado, vale para Bela Vista e Caracol.

Pulseiras e crachás são comercializadas no Conselho Tutelar de Bela Vista.  (Foto: Thiago Canhete Coene / Divulgação )Modelo de crachá e pulseira a serem usados pelos
adolescentes. (Foto: Thiago Coene / Divulgação )
A obrigação de adolescentes utilizarempulseiras ou crachás para frequentarem, sozinhos, bares, bailes, boates ou outros tipos de eventos, é vista com bons olhos em Bela Vista e Caracol, cidades em que a determinação judicial tem de ser cumprida após portaria publicada no mês passado.
“Fico mais tranquila. A decisão é muito boa e dá mais segurança”, disse ao G1 a funcionária pública Catalina Silva, 45 anos, mãe de um adolescente. “Os jovens vão querer a liberdade deles, mas a decisão é muito boa”, completa a moradora de Bela Vista.
Com a decisão do juiz  Maurício Cleber Miglioranzi Santos, titular das duas comarcas, os adolescentes que forem encontrados sem a identificação, que é expedida pelo Conselho Tutelar, são levados imediatamente para casa e os responsáveis autuados perante o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Codigo Penal por desobedecer ordem legal.
Até para quem organiza festas não há motivo para reclamações. Pelo menos é o que diz Jean Pierre, promotor de eventos na cidade de Bela Vista. Segundo ele, a determinação é benéfica porque traz mais segurança para suas festas. “Se acontecer algo é responsabilidade dos pais”, diz ao
 G1.
Outro fator positivo, conforme ele, é que antes não era possível permitir a entrada de adolescentes em eventos a partir das 2h. Agora, o público entre 16 e 17 anos pode entrar, desde que tenha a idenfiticação. “Foi algo bom para a cidade”, analisa, revelando, no entanto, que adolescentes já reclamaram do constrangimento em usar pulseiras e crachás.
'Grampeados'
Para a Justiça, a medida é um meio para que os pais exerçam a maternidade e paternidade responsável, além de facilitar o “controle” dos jovens. De acordo com o conselheiro tutelar de Bela Vista, Thiago Canhete Coene, cada idade existe um limite para ficar nos eventos. Quem têm até 13 anos, deve ir embora até as 23h59; para os jovens de 14 e 15 anos, a diversão acaba à 1h59 e para os de 16 e 17, às 4h.
As identificações têm que ser compradas pelos pais. As pulseiras, segundo Coene, custam R$ 3 e valem por dois meses. Ao final do período, uma nova tem que ser adquirida. Já o crachá, conforme o conselheiro, custa R$ 2. Nele são escritos, na parte da frente, o nome do adolescente e dos responsáveis, além do endereço, telefone, a hora limite (que é a mesma do caso anterior) e uma foto 3x4.fonte:G1 M
S

Nenhum comentário: