Powered By Blogger

sábado, 20 de abril de 2013

CEARÁ REGISTRA A PRIMEIRA MORTE POR H1N1 EM 2013,DIZ SECRETÁRIA.



Vítima é do sexo masculino e natural de Baturité, no interior do estado.
Em 2013, foram notificados 84 casos suspeitos da doença.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (19) boletim epidemiológico que registra a primeira morte por síndrome respiratória aguda grave (SRAG)  este ano, no Estado. A vítima foi um homem de 52 anos, residente em Baturité, que foi diagnosticado com o vírus H1N1 e estava internado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
Em 2013, até o dia 13 de abril, foram notificados 84 casos suspeitos de SRAG no estado, 19 confirmados com o vírus pandêmico H1N1 e nove com outros tipos de vírus respiratórios. De acordo com Sesa, é considerado caso de síndrome respiratória aguda grave todo indivíduo, de qualquer idade, com doença respiratória aguda caracterizada por febre de 38°, tosse e dor de cabeça, acompanhada ou não  de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais.

São sinais de alerta aumento de frequência respiratória, hipotensão em relação à pressão arterial do paciente, e, em crianças, coloração azul ou arroxeada da pele, insuficiência respiratória, desidratação e falta de apetite.
A transmissão se dá principalmente por contato direto, pessoa a pessoa, através de gotículas produzidas durante a fala, tosse e espirro. Em adultos, o período de transmissibilidade da influenza vai de um dia antes e até o sétimo dia após o inicio dos sintomas. Em crianças menores de 12 anos, a transmissão ocorre entre um dia antes e até o 14º dia de inicio dos sintomas.
Anualmente é realizada no país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que este ano começou na segunda-feira, 15, e prossegue até o dia 26 de abril. Além da vacinação, as medidas de prevenção e controle devem ser reforçadas para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças agudas de transmissão respiratória, incluindo a gripe A H1N1.fonte:G1 CE/camocim belo mar blog

 

Nenhum comentário: