Powered By Blogger

sábado, 27 de abril de 2013

CENTRO-SUL DO CEARÁ TEVE MAIOR CONCENTRAÇÃO DE CHUVAS.


As precipitações de ontem ocorreram em 118 cidades, conforme monitoramento diário realizado pela Funceme


Iguatu. Voltou a chover em várias regiões do Ceará na madrugada de ontem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foram registradas precipitações em 118 municípios.

Com a terra molhada, agricultor do distrito de Barreiras, em Iguatu, faz o plantio do milho, com a esperança de que as chuvas se prolongarão no próximo mês. Na madrugada de ontem, a região obteve as maiores precipitações FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A maior concentração ocorreu na região Centro-Sul do Estado. Em Cedro e Jucás a pluviometria chegou a 71 mm. Em Orós, choveu 62 mm, em Cariús, 59mm, e em Iguatu, na localidade de Quixoá, 57mm.

A Funceme mantém o prognóstico de que a quadra chuvosa, que compreende o período de fevereiro a maio, no Ceará, terá pluviometria abaixo da média histórica. "A nossa previsão não mudou e precisamos avaliar no período total", disse o meteorologista José Maria Brabo. "Essas chuvas dos últimos dias favorecem o acúmulo de água em pequenos reservatórios e o crescimento de cultivo de subsistência no sertão".

Brabo informou que para este fim de semana permanece o quadro de ocorrência de chuvas isoladas no Interior. "A tendência é mais favorável para as regiões Centro e Norte com maior concentração e nas demais áreas chuvas isoladas", frisou. "A previsão é atualizada de 12 em 12 horas e esses modelos meteorológicos que estão atuando sobre o Estado e provocando precipitações sofrem rápidas mudanças", salientou.

Desde o dia 19 de março passado que há registro de chuvas em várias regiões do Estado, mas houve maior intensidade a partir da segunda quinzena deste mês. De acordo com Brabo, as chuvas da madrugada de ontem foram decorrentes de influência de uma "banda" da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema causador de precipitações no Ceará, favorecida por leve aquecimento das águas superficiais do Oceano Atlântico abaixo do Equador.



"Águas quentes evaporam mais e formam nuvens e áreas de instabilidades sobre o Estado", explicou Brabo. A influência da ZCIT ocorre geralmente nos meses de março a maio. Na pré-estação chuvosa, dezembro e janeiro, há influência de frentes frias vindas do Sul do país, que chegam à Bahia e provocam chuvas no Sul do Ceará. Com a terra molhada, muitos agricultores apostam nas lavouras.fonte:Diário Regional/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: