Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de junho de 2013

É POSSÍVEL CONSTRUIR UM GERADOR EÓLICO?.



Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Energias Renováveis
É possível construir um gerador eólico?\"Rua
Com as investigações realizadas nos últimos anos e alertas cada vez mais angustiantes por parte das instituições ambientais, tem-se assistido a um galopante interesse e consequente crescimento das chamadas energias renováveis. São várias as fontes naturais de energia que temos ao nosso dispor, desde o inquestionável sol, à força das ondas ou marés, passando pelo vento. E é mesmo do vento que vos quero falar. Na verdade, a energia eólica é um recurso natural que pode ser aproveitado com um investimento reduzido, sendo especialmente rentável em locais com muito vento. Decerto que já ouviu falar, ou até já contemplou, os geradores eólicos que se foram multiplicando nos últimos anos.

As diferenças de pressão atmosférica provocadas pelo aquecimento diferencial terrestre, provocam deslocação de massas de ar (vento).
A sua deslocação, intensidade e direção, são influenciadas pelas condições atmosféricas, por obstáculos e condições do solo. O aproveitamento da energia cinética do vento é efetuada através de turbinas eólicas acopladas a geradores. Surge então aquilo a que chamamos Aerogerador, que quando exposto a vento suficiente, produz corrente alternada, que depois de retificada é utilizada para carregar baterias e posteriormente convertida em corrente alterna.





Tal como a energia solar, também a energia eólica é um energia limpa, que quando implementada em ambientes domésticos, traz rapidamente retorno do investimento despendido. Mas quer dizer que é possível construir um gerador eólico caseiro? Sim! Pode-se até recorrer a este como complemento dos painéis solar que já se utilizam.

Há que ter em conta o local onde implementar o seu projeto. Tem de existir vento a grande velocidade, sem que seja impedido de circular por edifícios ou irregularidades do solo. Lembre-se também que os vizinhos podem não alinhar no seu entusiasmo. Procure um local desimpedido, alto e, preferencialmente, junto ao litoral.

As turbinas, para alimentar uma casa média, têm de possuir 5m de ponta a ponta. Um diâmetro de 2m pode produzir anualmente 500kwh. Pode optar por simples tubos de polietileno ou então construí-las em fibra.

A maioria dos geradores pequenos são usados para recarregar baterias, energia que depois será convertida no setor normal 220V. Utilize a bateria de um automóvel como alternador e informe-se da melhor forma de a aproveitar.

Tenha também em conta que no caso de produção de energia em excesso, a empresa de distribuição de eletricidade é obrigada a comprar a energia produzida, pelo que é um projeto que pode implementar se tem espaço e vento para isso
!.fonte:Rua Direta.com/camocim belo mar blog


Nenhum comentário: