Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de junho de 2013

FUTEBOLÍSTICO POR TRADIÇÃO BAIRRO QUE ABRIGA PV NÃO SE EMPOLGA COM BRASIL.

Seleção Brasileira treina no PV, no Benfica, bairro de Fortaleza, às 15 horas desta segunda-feira. Moradores estão guardando energia para 2014

A Seleção Brasileira chegou a Fortaleza na tarde deste domingo (16) e já treina no Estádio Presidente Vargas, no bairro Benfica, às 15 horas, nesta segunda-feira (17). Na Capital cearense, o bairro é um dos mais identificados com o futebol, tanto que abrigou o primeiro estádio oficial do Ceará, o Campo do Prado, inaugurado em 7 de setembro de 1912. O local, onde hoje está o Instiuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi o principal palco dos eventos futebolísticos durante cerca de 30 anos.
No entanto, os moradores do Benfica não demonstram tanta empolgação com a Copa das Confederações. Mesmo com um treino da Seleção marcado para o Presidente Vargas, as decorações que costumam ser vistas em época de Copa do Mundo, como bandeirinhas e pinturas nos muros das casas, não são vistas pelas ruas do Benfica.
Além da identificação com o futebol, o bairro ainda tem um quê de boemia por receber seresteiros em vários dos seus bares dispostos nas inúmeras esquinas. O local ainda encerra parte da intelectualidade de Fortaleza por abrigar a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
morador benfica torcedor brasil (Foto: Juscelino Filho)Jocélio mora em frente ao PV há 17 anos
(Foto: Juscelino Filho)
Tranquilidade em frente ao PV
José Jocélio, de 52 anos, mora em frente ao Estádio Presidente Vargas e lamenta que a empolgação para a Copa das Confederações não seja a mesma na vizinhança. Porém, ele explica que, ainda assim, o bairro aproveitará bastante a competição.
- Copa das Confederações não é como a Copa do Mundo, mas é só juntar muita gente, colocar a televisão aqui do lado de fora e assistir ao jogo com um churrasquinho e muita cerveja - explicou.
O torcedor, que mora há 17 anos em frente ao Presidente Vargas, garante que nunca presenciou nenhuma confusão à porta de casa em dias de Clássico-Rei, confronto entre as duas maiores torcidas do estado, Ceará e Fortaleza.
- Morar em frente ao PV é a melhor coisa que existe. Foi por isso que eu comprei a casa. Como tem muito policial por aqui em dia de jogo, nunca tem confusão - afirmou.
O morador ainda lamentou o fato do treino não ser aberto ao público e brincou com o fato de a Seleção não 'pedir permissão' para treinar no PV.

- Ninguém pediu permissão para treinar no meu quintal - brincou.
torcida, benfica, pv, (Foto: Juscelino Filho)Com o PV ao fundo, Jocélio (esq.) e amigos esperam a Seleção Brasileira (Foto: Juscelino Filho)
'Febre do esporte' diminuiu, diz vendedor
Na praça da Gentilândia, um dos pontos de encontro dos moradores do Benfica, Agripino Marinho, de 50 anos, vende revistas e jornais há 25 anos. O vendedor, que se mudou para o bairro em 2008, revelou que a paixão pelo futebol é inerente a todos os moradores da região.
- Aqui, todo mundo respira futebol, principalmente por conta do PV. Futebol e boemia podem andar juntos, perfeitamente, tanto que há vários bares por aqui. A Seleção Brasileira vai ser uma atração à parte - afirmou.
banca gentilândia benfica (Foto: Juscelino Filho)Agripino trabalha no bairro Benfica há 25 anos
(Foto: Juscelino Filho)
O comerciante, no entanto, afirmou que muito mudou nos últimos anos, quando o assunto é futebol. Para Agripino, a 'febre do esporte' não é mais a mesma.
- Hoje em dia, quando tem jogo no PV, as pessoas se trancam em casa. (O futebol) Perdeu muito com o vandalismo que ficou ligado à imagem do esporte. Mas o problema mesmo são os arrastões que acontecem nas ruas. Eu, por exemplo, nunca fui vítima. Acho que é porque estou aqui há muito tempo - justificou.
Agripino ainda lamentou a queda na venda de revistas relacionadas do futebol.
- Revista de futebol a gente vendia umas 20 por semana, tranquilamente. Hoje, mal vendemos uma por mês. Chegam dez desta aqui e às vezes temos que devolver todas. - afirmou.
A Seleção Brasileira joga no Estádio Castelão nesta quarta-feira (19), contra o México, às 16 horas. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.
Em Fortaleza, será feriado. Menos na banca do bem-humorado vendedor de revistas e jornais.
- No dia do jogo do Brasil vai ser feriado, mas eu vou abrir minha banca - concluiu, com bom humor.
Completando a programação da Seleção Brasileira em Fortaleza, na terça-feira (18), os jogadores farão o reconhecimento do gramado da Arena Castelão. Na quarta (19), o técnico Felipão fará a preleção as 13h30, ainda no hotel, de onde saem as 14 horas para o Castelão, onde ocorre o jogo contra o México, às 16 horas. Na quinta (20), a equipe realiza o último treino às 9h30, no PV, deixando a capital cearense às 15 horas, com destino a Salvador, onde enfrenta a Itália no dia 22.fonte:globoesporte.com

Nenhum comentário: