Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de junho de 2013

USINA DE FUKUSHIMA TEM NOVO VAZAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA.

Usina foi atingida há mais de dois anos por forte terremoto e tsunami.

Órgão regulador disse que empresa responsável deve lidar com problema.

Do G1, em São Paulo

Local de um dos reservatórios de onde pode ter vazado água contaminada para o solo, na usina nuclear de Fukushima (Foto: Kyodo/Reuters)Local de um dos reservatórios onde pode ter havido
vazamento na usina (Foto: Kyodo/Reuters)
A empresa operadora da usina nuclear de Fukushima afirma que foi encontrado um novo vazamento de água contaminada nesta quarta-feira (5), aumentando os problemas para a companhia, que vem sofrendo críticas pela resposta a um desastre nuclear em 2011. As informações são da agência de notícias Reuters.
A usina de Fukushima Daiichi foi atingida há mais de dois anos por um terremoto de magnitude 9, seguido de um tsunami, que provocaram explosões e vazamentos em reatores nucleares.
A Tokyo Electric Power, ou Tepco, empresa responsável pela usina, disse que um trabalhador vigiando a área viu o vazamento logo após o meio-dia. Gotas de água contaminada estavam vazando entre a estrutura de aço circular do tanque.
Shunichi Tanaka, chefe do novo órgão regulador nuclear do Japão criado após a antiga agência ter perdido a credibilidade, devido ao desastre de 2011, disse em entrevista coletiva que a Tepco deve lidar com o problema imediatamente. Mas ele afirmou à agência Reuters que o órgão não considera o assunto tão sério
.
O mais recente vazamento foi confirmado após a Tepco ter dito, ainda nesta semana, que detectou césio radioativo nas águas subterrâneas que fluem para a usina - contrariando uma afirmação inicial de que a contaminação era insignificante.
Uma série de incidentes semelhantes e quedas de energia afetaram a usina em março e abril. Os incidentes representam um revés para a empresa, que tenta tranquilizar a opinião pública e o governo japonês sobre sua capacidade de gerenciar o problema da água contaminada.
fonte:G1 S
P

Nenhum comentário: