Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

POLÍCIA LONDRINA DERRUBA TESE INICIAL SOBRE SUMIÇO DE MADELEINE MCCANN.


Programa da BBC reconstituiu desaparecimento da menina em Algarve.
Scotland Yard afirma que há possibilidade de sumiço ter sido planejado.

Do G1, em São Paulo/camocim belo mar blog

suspeitos madeleine (Foto: Metropolitan Police/AP)Fotos de novos suspeitos no caso Madeleine McCann, divulgadas nesta segunda-feira (14) pela Scotland Yard (Foto: Metropolitan Police/AP)

O programa "Crimewatch", da rede BBC, mostrou nesta segunda-feira (14) que a nova linha de investigação do caso do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann, feita pela Scotland Yard, derruba a linha inicial de investigação da polícia portuguesa.
A Scotland Yard afirmou que uma das possibilidades da nova linha de investigação é a de que o desaparecimento da garota, ocorrido em 2007 em Portugal, poderia ter sido planejado.
A polícia de Portugal acreditava que o principal suspeito era um homem de cabelos escuros que foi visto por Jane Tanner, amiga dos pais de Maddie, carregando uma criança, por volta das 21h15 da noite do crime, próximo ao apartamento do resort onde ocorreu o desaparecimento, em 3 de maio de 2007.

Segundo a polícia britânica, esse homem aparentemente teria ido apenas buscar a própria filha na creche noturna do complexo, o que o transformou durante muito tempo numa "pista falsa" que teria atrapalhado as investigações.
Andy Redwood, investigador-chefe da Scotland Yard, afirmou que a nova investigação da polícia londrina está "recomeçando do zero".
Madeleine, em foto tirada na época do desaparecimento (Foto: PA)Madeleine, em foto tirada na época
do desaparecimento (Foto: PA)
Ele afirmou que está sendo levada em conta a existência de novos suspeitos, que foram avistados ao redor do local do desaparecimento por volta de 22h, 45 minutos depois do que se acreditava ter sido o horário do desaparecimento da menina na primeira versão.
Eles poderiam estar "reconhecendo o terrreno" para um suposto sequestro da menina, ou poderiam ser assaltantes que foram "atrapalhados" pela presença de Maddie no apartamento.
Uma testemunha disse que viu um homem próximo ao apartamento duas vezes.
Uma hora após o desaparecimento ter sido notado, dois homens loiros também foram vistos no local, agindo de maneira suspeita.
"Temos alguns indícios, das testemunhas com quem falamos, de que eles possivelmente pareciam escandinavos, ou estavam possivelmente falando em alemão ou holandês", disse Redwood, acrescentando que a Scotland Yard entrou em contato com a polícia da Alemanha e da Holanda para buscar pistas.
Redwood disse que outra linha da investigação se relaciona a um aumento repentino - quatro vezes mais - nos roubos na região na época do desaparecimento de Maggie.
O investigador reafirmou a necessidade de encontrar outro homem que foi visto carregando uma criança por volta das 22h, em direção a uma praia próxima, e cujo retrato falado foi divulgado mais cedo pela polícia britânica.
Esse homem havia sido visto por uma família irlandesa, que o descreveu para o retrato falado à época, mas inicialmente acreditava-se que ele teria passado pelo local "tarde demais" em relação ao suposto horário do desaparecimento, e a polícia não deu importância a ele.
"Este pode ser o homem que levou Madeleine", disse Redwood. "É vital que nós identifiquemos quem ele é."
Emoção
O programa sobre o caso Madeleine teve a presença de investigadores da Scotland Yard envolvidos com o caso e uma emocionada entrevista com os pais da menina, Kate e Gerry McCann.
Com farto material de arquivo, foi feita uma reconstituição, com atores, da noite do sumiço de Maddie.
Emocionada, Kate, mãe da menina, afirmou que foi "tomada pelo pânico" quando viu que Madeleine tinha desaparecido. Ela afirma que se torturou durante muitos anos pela decisão de jantar fora sem a menina naquela noite.
Longe de prisões
Apesar do interesse despertado pelas novas revelações na imprensa, Mark Rowley, chefe da unidade de crimes e operações especiais de Londres, disse que a polícia está longe de fazer prisões ou descobertas.
"Isso não é sobre chegar a uma conclusão. Ainda há muitíssimo trabalho a fazer", disse.
Entenda o caso
Madeleine McCann, que tinha três anos na época, desapareceu de seu quarto no resort de Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007, enquanto seus pais jantavam com amigos em um restaurante próximo, provocando uma busca mundial pela menina, com grande repercussão na imprensa.
Apesar de toda a movimentação gerada pelo caso, a menina nunca foi encontrada.
Vários relatos de aparecimento de supostas "Madeleines" surgiram em vários locais do mundo, mas nunca comprovados.
Um novo inquérito iniciado há dois meses no Reino Unido está se concentrando em milhares degravações telefônicas do resort na época.
A polícia londrina disse ter feito 31 pedidos em vários países por informações relacionadas aos telefones utilizados então.
Há 41 suspeitos, descritos como "objetos de investigação", e 15 têm nacionalidade britânica.
Autoridades britânicas lançaram uma revisão do caso em 2011 depois que os pais de Madeleine escreveram ao primeiro-ministro, David Cameron, dizendo que não estava sendo feito o bastante para encontrar sua filha.
A polícia portuguesa contratou seis pessoas em Faro para levar adiante os inquéritos em nome da polícia britânica, embora isso não signifique que eles vão reabrir a investigação.
As duas polícias devem se reunir para discutir o caso em algumas semanas.
A polícia britânica afirmou nesta quarta-feira que existe uma "possibilidade" de que Madeleine McCann, a menina desaparecida em 2007 durante as férias em Portugal, esteja viva e pediu às autoridades deste país a reabertura do caso.   "Acreditamos sinceram (Foto: AP)A menina britânica Madeleine McCann (Foto: AP
)

Nenhum comentário: