Powered By Blogger

domingo, 3 de novembro de 2013

TERMINAM AS ELEIÇÕES DE 6 CIDADES QUE FORAM AS URNAS NESTE DOMINGO.


Disputas ocorrem após candidaturas de eleitos em 2012 serem anuladas.
Resultado deverá ser divulgado ainda neste domingo pelo TSE.

Do G1, em Brasília
Mais de oito mil eleitores de Inácio Martins foram às urnas para definir pelo próximo prefeito e vice-prefeito da cidade (Foto: Daiana Lopes/RPC TV)
Mais de oito mil eleitores de Inácio Martins foram às
urnas para definir pelo próximo prefeito e vice-prefeito
da cidade (Foto: Daiana Lopes/RPC TV)
Terminaram às 17h (horário de Brasília) deste domingo (3) as novas eleições para eleger prefeitos e vices de seis municípios do Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. As disputas ocorreram porque os escolhidos em outubro de 2012 tiveram as candidaturas anuladas pela Justiça Eleitoral.
O resultado do pleito deverá ser divulgado ainda neste domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral, segundo informou assessoria.
De acordo com a legislação eleitoral, quando o eleito tem mais de 50% dos votos e a candidatura é barrada, deve ser feito novo pleito. Quando o candidato eleito tiver recebido menos de 50% dos votos, assume o segundo colocado.

Entre as irregularidades que levam à anulação do registro de candidatura, ainda durante o processo eleitoral, estão práticas como fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei. Além disso, no ano passado entrou em vigor a Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados em diversos crimes na Justiça por órgão colegiado ou que tiveram contas rejeitadas à frente de administrações anteriores.
No Paraná, as eleições deste domingo ocorreram nos municípios de Santa Inês e Inácio Martins,  no Rio Grande do Sul, nas cidades de Maximiliano de Almeida e Dom Feliciano, em Pernambuco, as eleições suplementares foram em Água Preta e, no Pará, em Palestina do Pará.

Em nota, o TSE informou que neste ano já houve eleições suplementares em 59 cidades de 19 estados. A maior parte desses municípios está em São Paulo, onde ocorreram 11 eleições. A corte informou que novas eleições ainda podem ser convocadas pela Justiça Eleitoral.
Novas eleições - confira em quais cidades e quem são os candidatos
Estado
Cidade
Candidatos


Pará
Abeuvaldo Pereira de Souza (PSDB)
Luiz Gonzaga de Albuquerque Sobrinho (PRD)
Valciney Ferreira Gomes (PMDB)


Paraná




Inácio Martins

 
Álvaro Silvino Pasqualin (DEM)
Marino Kutianski (PSDB)
Valdir Cabral da Silva (PDT)
Adenilson Pacheco (PR)
Marcel André Regovichi (PSD)


Pernambuco
Armando Almeida Souto (PDT)
Eduardo Passos Coutinho Correa de Oliveira (PSB)


Rio Grande do Sul
Dalvi Soares de Freitas (PSB)
Roberto Carlos Chrostowski (PDT)
Euclides João Murtelle (PTB)
Lenir Moterle Bessegato (PP)






 

Nenhum comentário: